domingo, 4 de março de 2012

Hotel Colombo

          Hotel fecha as portas em Araxá, MG, após mais de 80 anos em atividade
Após mais de 80 anos de funcionamento, o Hotel Colombo em Araxá, no Alto Paranaíba, foi fechado esta semana. Depois de ser desapropriado o prédio foi vendido por R$ 3 milhões para a Prefeitura da cidade e deve abrigar um campus universitário. O principal interesse é no curso de Turismo.

Em Araxá, o curso já foi oferecido em duas instituições de ensino. Em 2006, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu uma turma do curso técnico, mas depois da formatura não disponibilizou mais vagas. Já o Uniaraxá suspendeu o curso superior de Turismo por falta de candidatos.

O prédio do Hotel Colombo já não oferece as mesmas condições e está danificado por causa do tempo. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, será necessária uma reforma antes de utilizar o local novamente.

A estrutura é bem antiga, mas pelo hotel passaram turistas importantes, entre eles, o ex-presidente, Getúlio Vargas. Segundo a chefe do setor de pesquisa da Fundação Cultural Calmon Barreto, Maria Trindade Resende Goulart, o local com 53 leitos tinha capacidade para 180 pessoas e foi um dos primeiros a ser construído em Araxá.

Segundo a família Colombo que sempre administrou o hotel, questões de viabilidade financeira impediram a continuidade das atividades de hotelaria do empreendimento. Os proprietários de Hotel Colombo afirmam que ele seria o quarto hotel mais antigo do Brasil que foi concebido originalmente para a hotelaria.

O italiano Luís Colombo construiu o hotel em Araxá em 1929 e desde então ele vem recebendo hospedes de todas as partes do país e também do exterior.

A Prefeitura de Araxá vai inserir as instalações do Hotel Colombo dentro do projeto do Centro Tecnológico a ser criado no município. Existe também a possibilidade do espaço abrigar uma Faculdade de Turismo.

O Hotel Colombo é um patrimônio histórico tombado e por isso a Administração Municipal assumiu o compromisso de preservar todo o projeto arquitetônico do imóvel.
Fonte: SMC

Nenhum comentário: