sexta-feira, 2 de março de 2012

Conceição da Boa Vista-MG

Embora este blog (www.joaquimrmachado.blogspot.com) seja dedicado a história de Palma-MG, hoje vou contar um pouco das lendas e histórias sobre este distrito pertencente a Recreio.

por Joaquim Ricardo Machado

No lugar onde hoje está a sede do distrito de Conceição vivia uma tribo de índios. Contam que Antonio Bernardes da Rocha comprou um pedaço de terra dos índios pagando com uma junta de bois e uma mula brava. O lugar inicialmente teve o nome de Arraial das Taquaras.

Um dos primeiros grandes proprietários de terras, Francisco Antonio dos Santos, depois um dos doadores do patrimônio com três alqueires; Laureano de Carvalho e um tal de Ferreira com um alqueire cada. Anos depois Antonio Bernardes da Rocha doou cinco alqueires.

O primeiro padre de Conceição foi Frei Bento e o segundo, padre João. Padre João era negro e com ele aconteceu o seguinte incidente: ele foi celebrar uma missa na antiga capela e, Antônio Bernardes da Rocha e Antônio J. Tavarergenrodo assisistiam com camisa de manga e, na época considerado um desrespeito. Ao final da missa, o padre João chamou a atenção dos dois dizendo que fossem para ver o Imperador ou o Governador da Província eles colocariam a melhor, no entanto para visitar Deus, vinham de camisa de manga. Antônio Bernardes da Rocha ficou furioso e incitou o povo em voz alta a surrar aquele negro pois este era muito atrevido. O padre João ficou muito aborrecido com o acontecido e resolveu ir embora. Contam que ao sair do povoado limpou a poeira das botas e disse que o povoado não iria adiante. Pela crendice popular isto foi um dos motivos porque Conceição apesar de ser mais antigo que Recreio nunca chegou a se tornar cidade.

A matriz fundada em 1861 com uma obra em madeira, com altar-môr coberto de cúpula sustentada por quatro colunas. O batistério tinha um interessante trabalho de madeira.

A igreja passou por reformas em 1924 coordenada pelo padre José Alves Bernardes e outra em 1930 pelo padre Vitor Guido.

A primeira escola foi fundada em 1872 por Antônio Maximiliano; a segunda em 1929; a terceira em 1930.

A primeira padaria foi de Silvestre Melido e o primeiro médico a atender, o Dr. Smith.

O primeiro automóvel que circulou em suas ruas no ano de 1919 e a luz elétrica inaugurada no dia 19 de março de 1927.

O distrito teve dois bispos famosos: Dom Prudêncio Gomes da Silva*, bispo de Goiás e Dom José Maria Parreira Lara, bispo de Santos.

Em 1870 quando os engenheiros trabalhavam no trecho de Porto Novo a Cataguases projetavam passar por Conceição, mas foram impedidos pelos proprietários da fazenda São Mateus, o que levou os fazendeiros Francisco Ferreira Brito Neto e Inácio Ferreira Brito, proprietários da fazenda Laranjeiras a oferecer a passagem por suas terras. O terreno estava em condições técnicas, o traçado foi alterado e em 1874 foi inaugurada a estação de Recreio.
Fonte: www.joaquimrmachado.blogspot.com  

Conceição da Boa Vista é um distrito do município de Recreio no estado de Minas Gerais.
A Lei Mineira Nº 533, de 10 de Outubro de 1851, elevou o antigo curato de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista a condição de distrito pertencendo à Paróquia de São Sebastião do Feijão Cru, dentro da então criada Vila de Mar de Espanha. Em 1854, foi transferido para a recém criada Vila Leopoldina e, em 1872, elevado à categoria de Paróquia pela Lei Nº 1.902 de 19 de julho. Com a emancipação de Recreio em 1938, passou a fazer parte deste município.
Fonte: www.wikipedia.org

Obs: *Dom Prudêncio morreu na cidade de Posse, no Nordeste Goiano, em agosto de 1921.
É nome de rua em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: