sábado, 21 de janeiro de 2012

Transporte Ferroviário

Trem da Serra do Mar

São 110 quilômetros viajando pela área preservada de Mata Atlântica e por uma ferrovia com mais de 100 anos de história. O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba rumo à cidade de Morretes e aos domingos chega também em Paranaguá. São aproximadamente 03 horas de viagem.

Cidades
CURITIBA
A capital do Estado do Paraná é a cidade onde está sediada a Serra Verde Express, mantenedora do Trem da Serra do Mar.

O que ver: Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Parque Barigüi, Estrada da Graciosa, Santa Felicidade, Teatro Ópera de Arame, Torre Panorâmica (Telepar)
Eventos: Festival de Teatro e Natal de Luz

MORRETES
A cidade de Morretes foi fundada em 1721. Fica no meio da Serra do Mar paranaense, entre a Capital e o litoral.

O que ver: Culinária Típica, Estrada da Graciosa, Trilhas da Serra do Mar, Centro Histórico, Parque Marumbi, Porto de Cima, Rio Nhundiaquara.
Eventos: Festa da Cachaça, Passeio Ciclístico, Festa Feira Agrícola e Artesanal, Festival de Inverno, Festa do Barreado

PARANAGUÁ
Assim como Morretes e Antonina, Paranaguá é uma cidade histórica do litoral paranaense. A cidade teve seu desenvolvimento impulsionado pela construção da linha férrea que fez sua ligação com Curitiba. Dessa forma, o Porto de Paranaguá tornou-se o segundo do Brasil em volume de movimentação e o primeiro na área de transporte de grãos. Fundada em 1648, a cidade é rica em construções históricas a serem exploradas: museus, igrejas, casarões coloniais, monumentos, entre outros.

O que ver: Mercado da Arte, Casario Colonial, Museu de Arqueologia e Etnologia
Eventos: Festa de Nossa Senhora do Rosário, Festa de Nossa Senhora do Rocio, Auto de Natal.

Trajeto
Estação de Curitiba
A Estação Ferroviária está localizada atrás da Estação Rodoviária de Curitiba, na Av. Presidente Affonso Camargo, 330. Junto à Estação, encontra-se a BWT, operadora oficial da Serra Verde Express.

Estação Piraquara
A Estação de Piraquara foi restaurada e hoje há no local um pequeno museu

Represa Caiguava
Primeira represa ao pé da Serra

Túnel Roça Nova
O mais extenso, com 457 metros de comprimento e o ponto mais elevado da linha, que atinge 955 metros acima do nível do mar

Represa do Rio Ipiranga
Represa usada antigamente para a geração de energia da Usina Marumbi

Santuário do Cadeado
O Santuário de Nossa Senhora do Cadeado foi inaugurado em 5 de fevereiro de 1965, por ocasião dos 80 anos da Ferrovia Paranaguá – Curitiba

Ponte São João
A Ponte tem 55 metros de altura e assim como as demais pontes do trecho, foi reforçada para suportar o maior peso das composições modernas

Viaduto do Carvalho
Recebeu esse nome em homenagem ao então Presidente da Província do Paraná, Carlos de Carvalho. Assentado sobre 05 pilares de alvenaria, na encosta da própria rocha, o Viaduto possui 05 vãos de 12 a 16 metros.

Estação do Marumbi
Localizada próxima ao Parque Estadual Pico do Marumbi.
Fonte:

Nenhum comentário: