sábado, 21 de janeiro de 2012

Transporte Ferroviário

Trem das Montanhas
Do Litoral às Montanhas em apenas 46 quilômetros. Esta viagem une a história e cultura de pequenas cidades às belíssimas paisagens das montanhas capixabas.

Em janeiro de 2010 a Serra Verde Express colocou em atividade o Trem das Montanhas Capixabas, que passa pelas cidades de Viana, Domingos Martins e Marechal Floriano. A litorina, com capacidade para até 56 passageiros, circula todos os fins de semana e feriados, em dois horários, em trajetos de ida e volta. O trajeto oferece inúmeros atrativos, desde a paisagem, passando pela história e cultura, até práticas de ecoturismo e esportes radicais.

O pequeno trecho ferroviário que integra a malha Centro-Leste - sob concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) – se eleva, a partir de Viana, de uma altitude de 15 metros acima do nível do mar até 530 metros em aclive brusco ao chegar em seu ponto final, estação de Araguaia, em Marechal Floriano. A trajetória oferece paisagens de tirar o fôlego, entre pontes, túneis, abismos e cachoeiras que brotam do trecho de Mata Atlântica autêntico que ainda reveste a Serra do Mar.

Cidades
Viana
Cidade da Região Metropolitana de Vitória, faz parte da Rota do Mar e das Montanhas, junto com Vitória, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Tornou-se o portal de entrada da região de montanhas e oferece aos visitantes opções de divertimento, como trilhas, vôo livre, parapente, caminhando ecocultural, feira de artesanato, além de outros atrativos

Domingos Matins
Distante apenas 42 quilômetros de Vitória, capital do Espírito Santo, Domingos Martins tem belezas naturais, exuberantes paisagens e comidas típicas.

Marechal Floriano
Conhecida como “Cidade das Orquídeas”, o município está situado na região das Montanhas e se destaca por possuir um clima agradável, além de belas cachoeiras, paisagens naturais e comidas típicas da culinária italiana e alemã.

Araguaya
O Distrito de Araguaia pertence a Marechal Floriano. Tem em torno de 2.500 habitantes, porém, na vila, esse número é de aproximadamente 700 pessoas. Possui uma história riquíssima, por lá passaram inúmeros imigrantes italianos, inclusive aqueles que colonizaram o município de Venda Nova do Imigrante. Os imigrantes que vinham de navio aportavam na Vila de Reritiba, hoje município de Anchieta. De lá subiam em barcos pelo Rio Benevente até a Vila de Matilde, Distrito de Alfredo Chaves, que até Araguaia são cerca de 25 km. Daí o motivo da colonização daquela região. Tem entre seus atrativos uma Igreja com mais de cem anos, a Estação Ferroviária, o Centro Cultural Ezequiel Ronchi, com um acervo de mais de 500 peças contando a história da colonização do município, artesanato e agroturismo.

Trajeto
Ponte de Ferro sobre o Rio Jucu
Com 64,6 m de extensão, a ponte passa sobre o Rio Jucu, que possui uma área de drenagem de aproximadamente 2.200 km², é um dos mananciais de abastecimento da Grande Vitória. Seus formadores são o rio Braço Norte, no município de Domingos Martins e, Braço Sul no município de Marechal Floriano. Deságua no Oceano Atlântico, na localidade de Barra do Jucu. A bacia do Rio Jucu engloba municípios compreendendo uma população aproximada de 275.000 habitantes O período de águas altas vai de dezembro a março, sendo que as maiores vazões ocorrem com maior freqüência em dezembro

Ponte da Usina
A Usina Jucu foi a primeira usina hidrelétrica, com a captação das águas do rio Jucu. Foi inaugurada em 1909 e repotenciada em 2000, aproveitando o potencial hidrelétrico do rio Jucu Braço Sul.

Casa de Turma
Casa utilizada para pernoite de funcionários da antiga Estrada de Ferro Leopoldina/Estrada de Ferro Sul do Espírito Santo.
Fonte: http://www.serraverdeexpress.com.br/

Nenhum comentário: