sábado, 7 de janeiro de 2012

Literatura

"Dercy: De Cabo a Rabo"
Autobiografia de Dercy Gonçalves, assinada pela dramaturga e escritora Maria Adelaide Amaral, é a base da minissérie "Dercy de verdade" que a Rede Globo exibe à partir de 10/01/12.

Dercy à moda de Dercy: franca, escrachada, irônica, vital. Dos palcos do teatro mambembe às telas de TV de todo o país - foram 101 anos vividos com intensidade. Dramas fortes, comédias pessoais, casamentos desfeitos, uma filha, bisnetos. E o teatro, sempre o teatro, sua fonte de energia.

Dercy de cabo a rabo, as memórias desabusadas, ditadas a Maria Adelaide Amaral, delineiam o retrato de uma unanimidade nacional e ganham agora uma nova edição pela Globo Livros. Publicada originalmente em 1994, a obra apresenta aos leitores os vários "outros lados" de Dercy Gonnçalves, (1907- 2008), juntamente com novo posfácio de Maria Adelaide Amaral e novas fotografias.

O livro é a base da minissérie "Dercy de verdade", também escrita por Maria Adelaide. "A minissérie destina-se a resgatar essa grande personalidade do palco, cinema e televisão e a mostrar ao Brasil quem, de fato, era Dercy", revela Maria Adelaide, que foi convidada pela própria Dercy para escrever o livro. Dercy disse "Você fala palavrão diretinho, deve falar desde criança. Você parece minha filha, aliás gostaria que você fosse minha filha."

Dercy Gonçalves (Dolores Gonçalves Costa) nasceu em Santa Maria Madalena-RJ, em 23 de junho de 1907 e morreu no Rio de Janeiro-RJ, em19 de julho de 2008.

Teve somente uma filha, Maria Dercimar Gonçalves Senra, filha de Ademar Martins Senra.

Nenhum comentário: