segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Vale do Paraíba

Glórias de um passado
Nem só de Guará, Taubaté e São José viveu o futebol da região. Hoje, muitos times que fizeram história no Paulistão estão licenciados ou não existem mais

por Bruno Castilho (especial para o Vale)

Hoje, quem acompanha o futebol do Vale com sete equipes, sendo três, Taubaté, São José e Guaratinguetá, com maior destaque, talvez não se lembre, ou não saiba, que a região teve vários outros times que disputaram o Paulistão.

Dezoito equipes, que não estão mais entre nós, já jogaram pelo menos uma vez o campeonato estadual.

Um exemplo é o Cruzeiro Futebol Clube, que teve seus anos de glória e decadência nos anos 1980, quando subiu para a série A-2 em 1981 e quando encerrou suas atividades profissionais em 1988.

Para o ex-presidente do clube Luís Henrique Turner, ficaram apenas as memórias de uma vitória sobre o São José, por 1 a 0 no Martins Pereira e do zagueiro Adílson, revelado pelo clube e campeão mundial pelo São Paulo em 1992.

“O futebol acabou porque começou a tomar muito dinheiro da sede social, prejudicando os associados”, afirmou.

Lobo. Muito antes da Garça, a cidade vibrava com a Associação Esportiva Guaratinguetá, que tinha como mascote o Lobo Guará.

Fundado em 1915, o time foi campeão paulista da segunda divisão em 1960 e disputou a elite da competição até 1964.

Ao todo, foram 37 participações da Esportiva em Campeonatos Paulistas, a última delas na B1-B, antiga quinta divisão, em 1998. “A derrocada começou em 1988, quando caiu algumas vezes e no último ano o time ficou quatro meses sem pagar salários”, disse João Carlos Fonseca, o Cacalo, goleiro do clube entre 1978 e 1992.

Caraguá
A falta de dinheiro também afetou o XV de Caraguatatuba. Fundado em 1934, o Leão do Litoral conseguiu alguns acessos na década de 1990, sendo uma delas para a série A-3, em 1997.

Mas a vaga não veio porque o estádio não tinha a capacidade mínima exigida, para 10 mil torcedores. O último ano foi em 2005, quando se licenciou após disputar a B1-A.

“O clube não está extinto, só licenciado. Para voltar, precisamos primeiro quitar as dívidas e arrumar o setor social”, explicou Pedro dos Santos, presidente do XV.

Conheça as outras equipes
Além de Cruzeiro Futebol Clube, Esportiva de Guará e XV de Caraguá, a região teve vários times conhecidos e outros nem tanto.

Em Aparecida, existiram o Aparecida Esporte Clube, licenciado em 1997, e o Esporte Clube Aparecida, que disputou campeonatos entre 1956 e 1959.

Em Caçapava, a Caçapavense jogou entre 1964 e 1966, disputando espaço com o Providro, em 1966. O Corinthians Vale, mandou jogos na cidade no final dos anos 1990.

A cidade de Cruzeiro também teve outros três times: o Expulancex, o Frigorífico e o União Cruzeirense. Guaratinguetá abrigou o Teci-Guará, que jogou em 1957, também não existe mais.

O Estrela de Piquete disputou 20 campeonatos paulista entre 1957 e 1977.

Em São José, existiram o Corintians, o Rhodosá e o Grêmio Santanense, que teve sete participações na terceira divisão, entre 1986 e 1992.

Em Jacareí, existiu o Elvira; em Lorena, o Hepacaré; em Pinda, a Ferroviária; em Tremembé, o Creix; e em Taubaté, o Ceteiense, em alusão à CTI (Companhia Taubaté Industrial).

Aparecida E.C. e seu rival
Muitos não sabem, mas a rivalidade no futebol do Vale não se resumia apenas a Taubaté e São José. Nos anos 1980, outras duas agremiações da região rivalizavam em divisões menores do Campeonato Paulista.

Trata-se do confronto entre Aparecida E.C. e Cruzeiro F.C. que, em 1981, subiram juntos da terceira para a segunda divisão onde batalharam jogo a jogo, ponto a ponto até 1987, quando os cruzeirenses disputaram seu último campeonato.

De acordo com o ex-presidente do Aparecida, Joaquim Rodrigues, o encontro entre os dois times no campo era quente.

“Sempre quando tinha jogo entre Cruzeiro e Aparecida sempre acontecia alguma coisa”, afirmou Rodrigues, ou Quim Joia, como é conhecido.

Ainda segundo o ex-presidente, o ápice da rivalidade foi em 1983. Mas hoje ele lamenta o fato dos dois times não disputarem competições oficiais.

“É uma pena. Vamos batalhar para que alguém consiga pagar a taxa para filiar novamente o Aparecida na federação e começarmos a nova caminhada”, disse.
Fonte: http://www.ovale.com.br/

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho muito estranho o senhor, com um blog interessante sobre historia, cultura, etc, chegar simplesmente xingando as pessoas que estao lutando para voltar o tradicional nome de PB para Calambau. E' um nome historico, enraizado na populacao do local, que tenta a todas as custas resgatar o nome da cidade onde eles nasceram. Nao se tratam de pessoas desocupadas. O Sr. Murilo, por exemplo, foi um eximio funcionario publico, que se aposentou apos anos de servicos prestados idoneamente, e que agora vive de coletar material historico sobre todo o Vale do Piranga -- registros de documentos, descobertas, geografia, mapas, etc. Nao se trata de um desocupado, por sinal ele e' uma referencia quando se fala de historia do Vale do Piranga, sendo tambem um grande escritor que teve seus trabalhos reconhecidos por festivais como o Talentos da Maturidade.

A sua atitute mostra que o senhor realmente nao poe em pratica o que escreve. Uma pena.

Anônimo disse...

Gostei muito do levantamento histórico do futebol do Vale Paraiba, parabens não podemos deixar a história se perder com o tempo, faço uma sugestão entreviste mais abnegados responsaveis por esses clubes já extintos e publique e posteriormente fla um livro.
uM ABRAÇO E MEUS PARABENS