sábado, 3 de dezembro de 2011

Cruzeiro e Atlético

Confronto equilibrado

Quem ganhar amanhã ultrapassa o rival quanto ao número de vitórias no Campeonato Brasileiro
Cada clube tem 18 triunfos e houve 17 empates
Não bastasse o clássico de amanhã ser o mais importante da história do Cruzeiro e o mais aguardado pela torcida atleticana – por poder rebaixar o rival –, o duelo entre Raposa e Galo ainda terá uma disputa a mais, às 17h, na Arena do Jacaré. Trata-se do retrospecto entre os clubes em partidas válidas pelo Campeonato Brasileiro. Cruzeiro e Atlético se enfrentaram 53 vezes, pela maior competição nacional. Foram 18 vitórias para cada lado e 17 empates. Os números incluem as competições antes de 1971, reconhecidas recentemente pela CBF como Campeonato Brasileiro.

Até a década de 90, o Galo abriu boa vantagem, mas viu a Raposa tirar a diferença nos últimos anos, até igualar a contagem no clássico do primeiro turno, vencido por 2 a 1, com dois gols de Montillo, em 28 de agosto. O craque argentino desta vez estará de fora, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Mas os jogadores cruzeirenses se inspiram no clássico da final do Mineiro deste ano para levar a melhor. Naquela ocasião, Montillo também não jogou e a Raposa precisava vencer para ser campeã.

“Nesses momentos mais difíceis temos que mostrar o nosso valor. Na decisão do Estadual estávamos em desvantagem e conseguimos ser campeões. Temos jogadores qualificados para substituir o Fábio, o Montillo e o Marquinhos Paraná e temos chance de vencer o jogo”, analisa o lateral Diego Renan. Do lado alvinegro, o goleiro Renan Ribeiro ressalta que “cada clássico é um clássico. O melhor é sempre o que vai vir. Deus queira que eu consiga atuar bem e dê a vitória ao Atlético”.

O primeiro duelo entre Galo e Raposa em competições nacionais ocorreu em 1967, no Mineirão, diante de 91.042 pagantes. O Cruzeiro não tomou conhecimento do rival e aplicou a goleada de 4 a 0, a maior entre os clubes em partidas válidas pelo Brasileiro.

A maior sequência de vitórias alvinegras ocorreu de 1992 a 1995: quatro triunfos seguidos. Somados a um empate e outra vitória, o Galo ficou seis jogos sem perder para o rival. O tabu foi quebrado em 1996, quando o cruzeirense Paulinho Mclaren marcou o gol do triunfo por 2 a 1 e imitou uma galinha ao lado da torcida atleticana. Já a maior sequência celeste ocorreu de 2005 a 2008, com seis vitórias seguidas. O tabu foi quebrado com o triunfo atleticano por 3 a 0, no Mineirão, na semana que antecedeu a final da Libertadores de 2009, entre Cruzeiro e Estudiantes (o time celeste disputou o clássico com reservas).

DIVERGÊNCIAS
Os números de Cruzeiro e Atlético em Brasileiros são exatos e indiscutíveis. Os demais retrospectos, porém, geram divergências. A Raposa não considera partidas amistosas disputadas com times reservas ou duelos com tempo regulamentar inferior a 90 minutos, enquanto o Galo leva em conta qualquer partida na qual os times estejam uniformizados e o tempo de jogo respeite o regulamento em questão.

De acordo com os números do Galo, foram 471 jogos, com 191 vitórias atleticanas, 123 empates e 157 derrotas. Já para o Cruzeiro são 453 confrontos, com 156 vitórias celestes, 119 empates e 178 derrotas. Até mesmo nos jogos disputados no Mineirão há discordância. De acordo com o Cruzeiro, são 218 partidas, sendo 80 vitórias celestes, 69 empates e 69 derrotas. Para o Galo, foram 224 jogos, com 72 vitórias alvinegras, 71 empates e 81 derrotas.

O clássico em cada década:
1960 – cinco jogos, duas vitórias do Cruzeiro, dois empates e duas vitórias do Atlético;
1970 – 11 jogos, sete empates, três vitórias do Atlético e uma do Cruzeiro;
1980 – oito jogos, quatro empates, duas vitórias do Cruzeiro e duas do Atlético;
1990 – 12 jogos, sete vitórias do Atlético, três do Cruzeiro e dois empates;
2000 até agora – 17 jogos, 10 vitórias do Cruzeiro, cinco vitórias do Atlético e dois empates.

Nenhum comentário: