sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Especial Séries C e D - Preâmbulo

O Tupi e as Séries C e D
por Marco Antonio Campos*

O Campeonato Brasileiro da Série C foi disputado pela primeira vez em 1981. No entanto, a segunda edição da Terceira Divisão do futebol nacional só ocorreu seis anos depois. A partir daí, ela acontecia ano sim, ano não. Finalmente, a partir de 1994 se tornou uma competição regular, embora regulamento e número de participantes fosse variando no decorrer deste período.

Um dos pontos mais controversos era a questão de acesso. Nos anos de 1981, 1988, 1990 e 1992 ele simplesmente não existiu. Em outros casos, como em 1995, ABC (RN), Gama (DF), Atlético (GO) e Joinville (SC), que não conseguiram suas vagas no campo, acabaram obtendo acesso devido às desistências de algumas equipes da Série B em jogar esta competição no ano seguinte.

Fato semelhante aconteceu em 1999. Como em 2000 a Copa João Havelange foi criada com quatro módulos diferentes, os acessos conquistados por Fluminense (RJ) e São Raimundo (AM) foram irrelevantes, já que a Série B simplesmente deixou de existir. Várias outras equipes se beneficiaram deste artifício, como Figueirense (SC), Náutico (PE), Fortaleza (CE) e Caxias (RS).

Somente a partir de 2006 que quatro equipes passaram a subir para a Série B. Antes disso, o acesso, quando acontecia, era apenas para o campeão e o vice.

Em 2009, a CBF resolveu criar o Campeonato Brasileiro da Série D, que corresponde á Quarta Divisão, e fixou em quarenta o número de participantes que obteriam suas vagas a partir dos Campeonatos Estaduais, ou de outras competições, também dentro de cada Estado brasileiro, que fossem homologadas pela própria CBF.

Das 21 edições da Série C, o Tupi participou de 13. Sua melhor posição foi o 04º lugar obtido em 1997. Por outro lado, o Galo Carijó nunca se ausentou da Série D, tendo participado de todas as três edições desde a criação do campeonato. Além do Tupi, só o Santa Cruz-PE e Treze de Campina Grande estiveram em todas e edições.
* Marco Antonio Campos é Locutor Esportivo

Nenhum comentário: