sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Redivisão territorial

Começa na TV e no rádio campanha para plebiscito de divisão do Pará
No dia 11 de dezembro os eleitores paraenses vão decidir sobre a criação de dois estados brasileiros, após a divisão do estado em 03

Começa nesta sexta-feira, 11/11, a campanha no rádio e na TV para o plebiscito que vai decidir sobre uma possível divisão do estado do Pará, na região norte do país. O desmembramento do estado, que tem atualmente área equivalente a 1.247.950 km2, resultaria na criação de mais dos estados Tapajós e Carajás, além de manter o Pará. Como os eleitores paraenses terão que responder no dia 11 de dezembro, data do plebiscito, às perguntas “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”, a campanha expõem as frentes contra e a favor dos novos estados.

A divisão em 03 estados significa manter a maior parte da população (64%) no novo Pará, em uma área equivalente a 17% do território atual total e 77 municípios, continuando com a capital Belém. Enquanto Tapajós teria Santarém como capital e 15,3% da população do estado em 59% da área com 27 municípios. Já Carajás ficaria com 20,7% dos habitantes em uma área de 24% do total, correspondendo a 39 municípios e tendo Marabá como capital.

Um dos principais argumentos daqueles que são a favor da divisão é a inviabilidade administrativa de um estado com as dimensões do Pará, o que acaba gerando uma concentração de investimentos para a região da capital, Belém. 

Nenhum comentário: