terça-feira, 15 de novembro de 2011

Proclamação da República

XV de Novembro

Nesta terça-feira, dia 15 de novembro, é feriado nacional da Proclamação da República do Brasil, ocorrida em 1889. Quando liderou um grupo de militares e proclamou a destituição do Imperador Pedro II, na Praça da Aclamação (atual Praça da República), no Rio de Janeiro, o marechal Deodoro da Fonseca jamais imaginaria que seu feito, anos depois, influenciaria diretamente na vida de três clubes brasileiros.

Por terem sido fundados na data histórica, três clubes deciciram homenagear a Proclamação da República colocando a data de fundação em seus nomes. Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, Esporte Clube XV de Novembro de Jaú e Clube 15 de Novembro de Campo Bom-RS possuem como coincidência, além do nome, o fato de estarem no interior de seus Estados e serem clubes de muita tradição no âmbito regional.


Além destas semelhanças, os três possuem outro fato em comum: tentam resgatar as tradições do passado. Quem mais se aproxima de tal feito é o XV de Piracicaba, que conquistou o acesso no Campeonato Paulista da Série A2 deste ano e, em 2012, se juntará aos principais clubes do Estado, após 16 anos de ausência.

XV de Jaú e 15 de Campo Bom-RS terão um percurso mais longo. O clube jauense ainda encontra-se na Série A3 do Paulista. Situação ainda pior vive o clube gaúcho que se viu obrigado a pedir licença do futebol profissional à Federação Gaúcha de Futebol (FGF), por conta de uma crise econômica no setor coureiro-calçadista, que afetou o município e, consequentemente, o clube.

Nenhum comentário: