quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Porciúncula-RJ

Porciúncula tem posse da antiga estação
por Luiz Carlos Martins Pinheiro*
A Prefeitura de Porciúncula, no noroeste Fluminense, conseguiu o título de posse do prédio da antiga estação ferroviária, que abriga hoje a Secretaria Municipal de Cultura, o Centro Cultural Dr. Edésio Barbosa da Silva, a Biblioteca Pública e o Centro de Inclusão Digital.

Em 1989, o município adquiriu o prédio, que estava abandonado. Após ampla reforma, foi transformado em Centro Cultural e Biblioteca Pública. Porém, o Município só possuía um Termo de Cessão de Direitos, fornecido pela Rede Ferroviária Federal.

Ciente da situação, a secretária municipal de Cultura, Eloiza Morucci, no atual mandato do prefeito Antônio Jogaib, mobilizou sua equipe, tomou as providências e conseguiu a legalização do imóvel junto à Secretaria do Patrimônio da União, o que possibilitou o registro definitivo em cartório do título de posse do imóvel em nome do Município.

- O prédio do Centro Cultural já era nosso, de fato. Agora, passa a ser nosso por direito. Estamos felizes e realizados com mais esta importante conquista para a cultura de Porciúncula - afirmou a secretária.

O prefeito Antonio Jogaib relembrou o início deste processo de desapropriação e aquisição do prédio, em 1989, quando também era o prefeito do município, e se considera agraciado por estar novamente ocupando o cargo no momento em que o prédio passa a integrar definitivamente o patrimônio municipal.

- Sensibilizado com a questão e preocupado com a possível destruição de tão importante bem histórico-cultural, abracei imediatamente a causa, agindo para que o prédio se tornasse posse do município. Hoje, a conquista do título representa a concretização deste projeto - disse o prefeito.

Paralelamente à confirmação do título de posse do prédio, a Secretaria de Cultura porciunculense continua trabalhando em novas frentes. Assim que, através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro (Padec), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, está prestes a apresentar mais uma conquista, com a informatização e climatização do Centro Cultural, que tem se firmado como importante espaço de promoção da cultura, memória, preservação patrimonial e histórica e promoção de eventos de Porciúncula.

A antiga estação de trens
A circulação das locomotivas na Estação Ferroviária de Porciúncula cessou em 1979, época em que o prédio passou a ser utilizado como bar e até sede de partidos políticos.

Exatamente dez anos depois disso, havia rumores de que a ex-estação ferroviária seria destruída para a construção de uma praça no local. Assim que, em 1989, o ex-ferroviário Olavo Pinto de Abreu, inconformado com a possibilidade de destruição do local, procurou o então prefeito Antônio Jogaib, sugerindo-lhe a compra do imóvel pelo Município.

A aquisição do imóvel foi concretizada em agosto de 1989 e, já no mês seguinte, foi assinada a Lei 1.022/89, desapropriando o prédio para a instalação de serviços públicos, como biblioteca, museu e outros de interesse da municipalidade.´´

Canal Imprensa
Parabéns a Poricuncula por um final tão feliz e enriquecedor do patrômio histórico da antiga Santo Antônio do Carangola, do Noroeste Fluminense e do Estado do Rio de Janeiro. Foi a estação que acabou lhe dominando Porciúncula, quando seu povo, bravamente, a conquistou em 1887, da mineira Leopoldina.
*Luiz Carlos Martins Pinheiro é Engenheiro, Escritor e Historiador

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Este é um dos mais brilhantes êxitos de aproveitamento de uma estação ferrovária que é sem dúvida um madistral monumento histórico a todo muncípio que teve na ferrovia um dos polos de progresso e desenvolvimento.

É também um notável depoimento de como este próprio da União chegou aos domínios da prefeitura único que conhecemos, entre tantos que temos buscado.

Obrigado.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.