sábado, 12 de novembro de 2011

Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792)

Municípios celebram aniversário do mártir Tiradentes

Dias históricos para São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis, na Região do Campo das Vertentes. Depois de quase 50 anos envolvidos em discussões sobre a verdadeira terra natal de Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), os três municípios estão unidos para celebrar pela primeira vez a data de nascimento do Mártir da Inconfidência, nascido na Fazenda do Pombal em 12 de novembro. O ponto alto das comemorações será amanhã, às 10h, em solenidade nas ruínas da propriedade, em Ritápolis, com a entrega da medalha Liberdade e Cidadania, fruto da parceria entre poder público e vária s instituições.

Como parte da programação, a noite de hoje será de música em São João del-Rei, com um concerto em frente à estação ferroviária, às 19h, da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. Sob a regência de Gabriel Schiato, serão apresentadas canções populares reunidas especialmente para o Vertentes da Liberdade – projeto que levará, a partir deste ano, atividades culturais à região. Já o músico Marcus Viana mostrará o hino Coração de herói, composto especialmente para a ocasião.

O chanceler da comenda, o superintendente do Ministério da Fazenda no estado e diretor da Casa dos Contos de Ouro Preto, Eugênio Ferraz, está entusiasmado com a festividade que vai destacar 170 personalidades de diversos setores. “Estamos celebrando a vida de Tiradentes. É uma data para enaltecer o civismo, a liberdade e a cidadania. Tiradentes é um herói nacional e sua memória deve ser reverenciada por todos os brasileiros”, afirmou. Ferraz adiantou que amanhã, às 7h15, os sinos de São João del-Rei vão tocar durante 20 minutos, havendo ainda um “apitaço” da Maria-Fumaça. Hoje e amanhã, um balão da Federação Mineira de Balonismo vai sobrevoar a região para homenagear o mártir.

A  cada ano, conforme o Decreto 001/2011 firmado pelos poderes Executivo e Legislativo, uma cidade ficará responsável pela organização – na sequência São João del-Rei, Tiradentes e Ritápolis. A entrega da medalha será sempre num domingo, anterior ou posterior ao dia 12 e na Fazenda do Pombal, hoje uma unidade de conservação ambiental.

Impedimento
A pedra fundamental para o Memorial Tiradentes, do Instituto Liberdade para a Fazenda do Pombal, seria lançada hoje, mas o Ministério Público Federal alertou que ele não poderá ser construído sem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. O projeto foi feito há dois anos por Oscar Niemeyer e está orçado em R$ 5 milhões.

Nenhum comentário: