quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Juiz de Fora em História e Imagens

Professoras lançam box com livro e dvd da história de Juiz de Fora
As professoras do Programa de Pós-Graduação em História Cláudia Maria Viscardi e Mônica Ribeiro de Oliveira lançam nesta quinta-feira, dia 01º, o box “Juiz de Fora em História e Imagens”. O kit, que contém dois livros e um dvd e tem financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), é resultado de um trabalho de pesquisa de dois anos das docentes e apresenta um panorama histórico de Juiz de Fora e da região.

Entusiasmada com a divulgação do projeto, Cláudia explica que o material, que tem a contribuição de textos de autoria de pesquisadores ligados à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), visa contribuir com o resgate da história da cidade, auxiliando principalmente os professores do ensino fundamental. “Este projeto traz o que há de mais recente em pesquisa histórica na cidade. Não é um trabalho isolado e restrito somente a nossa região, já que dialoga tanto com o contexto histórico nacional quanto o internacional”. ressalta. “Os professores podem utilizar os livros como maneira de trazer para dentro da história da cidade os acontecimentos nacionais. Por exemplo, os alunos estudam escravidão, e podem perceber como isso se deu na cidade. Isso gera uma identidade em relação à Juiz de Fora” completa Mônica.

Cada um dos livros é direcionado a um público diferente. O título “Vivendo a História”, é paradidático e traz uma síntese da história da cidade. Já o livro “Às Margens do Caminho Novo”, mostra a cidade através de grupos excluídos da sociedade, como ciganos, escravos e imigrantes de baixa renda. Outro diferencial da obra é a abordagem histórica do período da Segunda República – que compreende o governo provisório e o constitucional de Getúlio Vargas – e suas implicações na região. “Geralmente os trabalhos dos pesquisadores contam mais a parte do Império e da Primeira República. Com este trabalho, damos um salto na pesquisa histórica da cidade e mostramos outros aspectos da região desconhecidos do público.”

Além dos livros, o box traz um histórico audiovisual da cidade, com fotos de Juiz de Fora desde a sua fundação e arquivos em vídeo produzidos pelo cineasta João Carriço. A comercialização do box será realizada somente na ocasião de lançamento da obra, sendo o produto destinado a distribuição gratuitamente para escolas da cidade. Todas as escolas municipais receberão dez volumes da obra, as 50 escolas estaduais da zona urbana da cidade também e as da rede particular receberão entre três e cinco exemplares. O lançamento da obra acontece do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), às 19h.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário: