quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Transporte Ferroviário

GOVERNO DO ESTADO DO RIO IRÁ REFORMAR 73 TRENS DE SUA FROTA ATÉ 2013
Primeira composição modernizada começa a circular em novembro. Investimento será de R$ 230 milhões
Até junho de 2013, o Governo do Estado do Rio de Janeiro vai modernizar 73 dos 160 trens de sua frota. A primeira composição reformada começa a circular em novembro, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários. Os trens ganharão novos sistemas mecânicos e hidráulicos e ar condicionado. Inicialmente, o Estado investirá R$ 230 milhões no projeto. A previsão é de que sejam aplicados R$ 2,4 bilhões na modernização completa do sistema ferroviário.

Além das melhorias nos 73 trens de aço inox, a Secretaria de Transportes prevê ainda a instalação de sinalizações, modernização da infraestrutura e reformulação de 98 estações. O novo modelo de operação implantado no sistema operado pela concessionária SuperVia inclui também a compra de 90 composições, sendo que um dos trens vindos da China já foi desembarcado no Rio e começa a operar até o fim do ano.

- Essas ações fazem parte dos investimentos que estamos fazendo para a melhoria da qualidade dos serviços de transportes urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro - afirmou o vice-governador e coordenador-executivo de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão.

Os 540 mil passageiros diários já poderão notar as mudanças com a fidelização de plataformas para facilitar a localização dos embarques na Central do Brasil, novas coberturas e iluminação nas estações, redução da distância entre plataforma e vagão e diminuição do tempo de espera entre os trens, que serão disponibilizados a cada 3 minutos. Uma moderna rede de comunicação vai assegurar o contato direto entre o Centro de Controle e as composições, e a instalação de 250 câmeras nas estações darão mais segurança aos usuários.

Os projetos:
 Frota modernizada - Serão 73 trens reformados, 120 veículos novos com ar-condicionado e 49 composições de aço-carbono retiradas de circulação. Até 2014, a frota passará a ser substituída a cada 16 anos em vez de 35 anos.

 Revitalização de trechos - Os trechos que vão de Gramacho a Saracuruna e de Saracuruna a Vila Inhomirim serão revitalizados, com a instalação de novos desvios para a redução de intervalos entre os trens e a duplicação da linha férrea.

Estações - Nas 98 estações, estão previstas a revitalização das plataformas, novos padrões de bilheteria e a instalação de equipamento urbano, comunicação visual e piso tátil.

Infraestrutura - Serão substituídos 85 mil dormentes, 55 quilômetros de trilhos, além de fios e cabos da rede aérea. As melhorias incluem o aumento da capacidade das 20 subestações de energia.
Fonte: http://www.blogovagalume.blogspot.com/
Colaborações: Angeline Coimbra  e Luiz Carlos Martins Pinheiro

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Tudo que se faça de benéfico ao serviço suburbano do Rio de Janeiro é sempre bem-vindo.

Esta notícia contudo não é muito entendível.

Primeiro se sabe que com a privatização do mesmo o estado se comproteu com à recuperação e renovação da frota cedida à concessionária, que era de propriedade da União e tal não cumpriu devidamente. A frota tem idade avançada e tecninologia muito arcaica. Ao que parece não vem sendo bem conservada pela concessionária, apresentando constantes falhas em operação comercial e viajando até de portas-abertas.

Criaram um carro especial só para mulhres, o que já houve durante a II Grande Guerra (1939/!945) e não deu muito certo. Consta que são comuns brigas neles até mesmo entre mulheres. Embora o serviço tenha melhorado com a privatização está longe de ser como deve. Com isto e a integração das passagens aumentou a procura, mas não a oferta, superlotando ainda mais os trens, nos momentos de grande demanda. Ainda assim está loge de obter a procura que já teve e que deveria ter.

Vem de ser renovado o contrato com a concessionária e o que aqui se diz poderá ser o que se comprometeu com a mesma.

Não está claro estar falando de TUE - Trem Unidade Elétrico e tão pouco de quantos carros cada.

Uma das coisas que teriam melhorado seriam as estações.

Cremos esteja tratando, também, de obrigações da concessionária ou será que as assumiu também?

Levar os trens elétricos à Vila Inhomirim é uma necessidade antiga. Mas a Guapimirim, também.


Transformar as duas vias dos paradores em metrô, pelo menos, até Madureira, de onde o suburbano possa seguir direto até São Cristóvão ou D. Pedro II, é uma necessidade inadiável.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.