segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Ponte Rio Negro

Obra liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento.
Ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão.
 
Ponte liga Manaus a Iranduba e tem 3.595 metros de comprimento
Foi inaugurada na manhã desta segunda-feira, 24/10, no Amazonas, a Ponte Rio Negro. A obra liga Manaus a Iranduba (a 27 quilômetros da capital) e Manacapuru. Com 3.595 metros de comprimento, a ligação foi realizada sob o custo total de R$ 1,099 bilhão e levou quase quatro anos para ser concluída e é considerada a maior ponte estaiada (com 400 metros de trecho suspensos por cabos) do Brasil em águas fluviais e a segunda no mundo, atrás apenas da ponte sobre o rio Orinoco, na Venezuela.

Em extensão simples, é a segunda maior do país, atrás da Ponte sobre o rio Paraná que liga Guaíra-PR a Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul

Para os amazonenses, é a obra mais aguardada dos últimos anos e representa novas alternativas de desenvolvimento e a cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Amazonas, Omar Aziz, e da presidente Dilma Rousseff.

Ao lado do Teatro Amazonas, vem sendo considerado o maior e mais importante monumento arquitetônico do Estado, além de representar um marco na integração da Região Metropolitana de Manaus (RMM), criada em 2007 com oito municípios amazonenses e cerca de 2 milhões de habitantes.

Restrições
A velocidade máxima permitida ao longo da ponte é de 60 quilômetros por hora. A ponte contará com uma estrutura permanente de fiscalização com dez câmeras, redutores móveis de velocidade e um guincho para a remoção de veículos. A estrutura ficará no Centro de Controle de Operações, uma base montada no início da ponte, em Manaus, onde vários órgãos trabalharão controlando a movimentação.

Veículos automotores de todos os portes terão permissão para circular na ponte, sem restrição de horário. O local ficará aberto 24 horas por dia. O trânsito de bicicletas não será permitido. O transporte de passageiros por táxi-lotação e mototáxi também é proibido, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Os pedestres poderão andar na ponte em área reservada, nas partes laterais.

Construção
A construção da Ponte Rio Negro empregou diretamente mais de 3.400 trabalhadores, em diferentes áreas de atuação. Cerca de 180 empresas fornecedoras foram contratadas, gerando outras milhares de vagas de empregos indiretos.

O empreendimento consumiu 20 mil toneladas de aço e mais de um milhão e meio de sacas de cimento, além de 47 mil metros cúbicos de base solo-areia-seixo e 72 mil toneladas de revestimento betuminoso.

Com a quantidade de aço e cimento usados, é possível erguer três estádios do Maracanã. Para atender a alta demanda, foram implantadas duas centrais de produção de concreto, com produção total de 120 metros cúbicos por hora.

Por conta da água ácida do Rio Negro, foi adicionada pozolana (material silicioso) ao concreto empregado nas estacas e no tabuleiro. A substância ajuda a preservar de corrosão.

Com 185 metros de altura, o mastro central da Ponte Rio Negro possibilita navegação com gabarito de 55 metros durante a época de cheias e até 70 metros na seca.

A ponte tem largura total de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada. A via terá quatro faixas de tráfego, duas em cada sentido, além da faixa de passeio para pedestres nos dois lados.

O mastro central apoia dois vãos de 200 metros para cada lado. A estrutura, em forma de diamante, é dividida em três partes: um cone de ponta-cabeça abaixo do tabuleiro, um cone acima do tabuleiro e o topo do mastro. O formato aerodinâmico foi adotado para diminuir o atrito com o vento.

O novo cartão-postal da RMM estará aberto para tráfego a partir das 19 horas.
Fonte: http://www.g1.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos principais benefícios da Ponte Rio Negro é a interligação de Manaus com os municípios vizinhos, que ficam do outro lado da cidade. É com certeza uma vitória do povo amazonense!