terça-feira, 4 de outubro de 2011

Jornalismo

Curso de Comunicação Social muda para Jornalismo e mantém currículo
 
Com o objetivo de promover a padronização do Ensino Superior, o Ministério da Educação (MEC) propôs a regulamentação na nomenclatura de diversos bacharelados e licenciaturas. A mudança atinge o curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que se chamará Jornalismo a partir de 2012. No edital do Vestibular para esse ano, a alteração foi adotada.

A medida teve como base estudos realizados por profissionais do MEC que detectaram a existência de denominações variadas para os cursos de graduação nas áreas de artes, comunicação, ciências exatas e ciências humanas, em diferentes regiões do país.

De acordo com a diretora da Faculdade de Comunicação, Marise Mendes, a modificação foi aprovada em 2010. "Com essa resolução, a Comunicação Social passa a ser uma grande área do saber que engloba os cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, TV, Cinema, Rádio e Internet, entre outros."

A mudança, no entanto, não vai interferir na grade curricular. "O que aconteceu foi apenas uma mudança na nomenclatura. Temos projetos futuros para a reformulação curricular e a criação de um outro curso [Rádio, TV e Internet], mas não é de imediato", diz Marise.

Segundo a coordenadora do curso diurno, Letícia Torres, a iniciativa pretende facilitar na mobilidade institucional do governo. "A partir dessa uniformização, o MEC passa a ter mais clareza na identificação das graduações. Dessa forma, não vai existir mais a figura da habilitação. Apesar da mudança, todos terão o registro profissional de jornalista".

Cabe ressaltar que as denominações dos cursos em andamento continuam as mesmas e os alunos já matriculados serão graduados com a nomenclatura do curso no momento do ingresso.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Nenhum comentário: