terça-feira, 25 de outubro de 2011

III Encontro Nacional de Ferrovias

Ministro dos Transportes abre Encontro Nacional de Ferrovias na Faculdade de Engenharia
A Faculdade de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberá profissionais de todo o Brasil, nos próximos dias 27 e 28, para participarem do III Encontro Nacional de Ferrovias, sediado pela primeira vez na instituição. O evento contará com palestras e debates, além da apresentação de trabalhos e cases que servem de exemplo para estimular o desenvolvimento técnico do setor.

Maior evento da área no país, o encontro é promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), e terá em sua abertura a presença do ministro dos Transportes, Paulo Passos; do diretor geral da Agência Nacional de Transportes (ANTT), Berrnardo Figueiredo; do presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate; do presidente da MRS Logística, Eduardo Parente, do reitor da UFJF, Henrique Duque; e do prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos.

Fundamental para o fluxo de bens de consumo e pessoas na primeira metade do século XX, o transporte ferroviário caiu em declínio acentuado na década de 90, com o sucateamento das ferrovias e a concessão de linhas férreas para a iniciativa privada. Entretanto, o setor volta a ganhar destaque no país por representar uma alternativa aos problemas de transporte e logística, de acordo com o professor e chefe do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica, Fernando Marques de Almeida Nogueira. "Houve um resgate do sistema ferroviário no Brasil. Hoje o Governo Federal entende que o país necessita de ferrovias para continuar crescendo e está procurando formas de viabilizar este desenvolvimento."

Fernando Nogueira, que já participou de outros encontros sobre o desenvolvimento ferroviário e acompanha de perto os investimentos e propostas na área, acredita ser importante o envolvimento da UFJF, seja organização de eventos deste porte ou mesmo no desenvolvimento de tecnologias e serviços para o setor. "Juiz de Fora, possui tradição ferroviária, nasceu sobre os trilhos. O mercado de transporte ferroviário é um setor da economia que não apresenta tendência de retrocesso, inserir a UFJF nesta discussão projeta a Universidade no cenário nacional, que atualmente precisa de profissionais com esta formação" pontua.
O III Encontro Nacional de Ferrovias acontece no novo prédio da Faculdade de Engenharia, no campus da UFJF.
Fonte: http://www.ufjf.br/

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Que nos traga nova era à ferrovia no Brasil, da qual precisamos muito.

Porque Juiz de Fora um importantíssimo polo ferroviário no Brasil, não recupera pelo menos seus serviços suburbanos e de bondes?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.