terça-feira, 4 de outubro de 2011

Horário de verão

O estado da Bahia vai voltar a adotar o horário de verão a partir do dia 16 de outubro. A medida atendeu a um pedido de empresários baianos, que alegaram que não acompanhar as regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste traria prejuízos ao Estado.

Com a decisão, o estado volta a adotar o horário que deixou de existir na Bahia em 2003, quando o então governador Paulo Souto alegou que a maioria da população seria contra a medida.
A partir da 0h do domingo, 16/10, os relógios dos baianos devem ser adiantados em uma hora. O novo horário valerá até o dia 26 de fevereiro.

De acordo com o governo da Bahia, durante o horário de verão, o sol nasce entre 45 e 47 minutos mais cedo no Estado, o que derrubaria o argumento dos contrários de que, com a medida, os trabalhadores sairiam de casa com o céu ainda escuro.

Em carta, os empresários do Fórum Empresarial da Bahia alegaram que a não-adesão da Bahia ao horário resulta em perdas para a economia local e de acordo com um estudo apresentado pelos empresários, no dia 16 de julho, o sol nasceu às 5h57min; já no dia 16 de outubro deverá nascer às 5h08min, o que "desmistifica o principal argumento dos que são contrários", que é a ideia de que as pessoas vão sair ainda no escuro de casa para ir ao trabalho pela manhã.

Nenhum comentário: