sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Urbanismo

Projetos de extensão da Arquitetura auxiliam cidades próximas a Juiz de Fora

O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve dois projetos de extensão que ultrapassam os limites de Juiz de Fora e alcançam outras cidades da região da Zona da Mata. Matias Barbosa e Pequeri estão contando com o auxílio da UFJF na melhoria de seus projetos arquitetônicos.

Em Matias Barbosa, a restauração das construções históricas da Capela do Rosário e do prédio da Prefeitura contam com o conhecimento de professores e alunos da Arquitetura, no projeto denominado "Urbanismo em Minas Gerais". Já em Pequeri, está sendo realizado o mapeamento das áreas de habitação, de maneira a gerar investimentos do Governo Federal no futuro.

Urbanismo em Minas Gerais
O trabalho desenvolvido em Matias Barbosa é coordenado pelo professor Fábio Lima e visa a restauração de dois prédios históricos da cidade: a Capela do Rosário, obra do século 18 tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); e o prédio da Prefeitura, do século 19. O projeto conta com a colaboração e o aval do arcebispo dom Gil, da Arquidiocese de Juiz de Fora, e do Conselho Municipal de Cultura.

Já em fase de conclusão, será apresentado em três congressos, sendo dois fora do Brasil: entre 8 e 11 de novembro, em Porto Alegre (RS), no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; entre 23 e 25 de novembro, em Santa-Fé (Argentina), no Congresso Hiberoamericano; e entre 2 e 4 de dezembro, em Portugal, no Congresso Casa Nobre.
 
Expandindo fronteiras
Aproveitando-se da qualidade do trabalho desenvolvido no projeto "Urbanismos em Minas Gerais", o professor Fábio Lima levará seu conhecimento no assunto para a Itália, onde realizará seu pós-doutorado. Fábio atuará no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, sob orientação da professora Donatella Calabi.

A abordagem utilizada pelo professor em seus trabalhos na Itália será uma análise da metodologia e desenvolvimento das pesquisas de urbanistas italianos e de brasileiros em Minas Gerais.

Plano Habitacional de Pequeri
Além da restauração do patrimônio histórico de Matias Barbosa, o Departamento de Arquitetura desenvolve outro projeto de importância social. Denominado "Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) em Pequeri – MG", o trabalho é uma demanda da prefeitura da cidade, localizada a 58 quilômetros de Juiz de Fora. A ação tem âmbito nacional, visando o mapeamento das moradias e áreas habitáveis das cidades com menos de 20 mil moradores.

Como objetivo, o programa visa o estudo das áreas de risco no município, gerando um mapeamento das regiões que possuem qualidade para a construção de moradias. O estudo será entregue ao Governo Federal, para que sejam implantados programas de construção de moradias populares, como o projeto "Minha casa, minha vida".
Fonte: www.ufjf.br/urbanismomg

Nenhum comentário: