quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Série D

Série D: Três times classificados e oito eliminados

por Ailton Alves*
Faltando duas rodadas para o término da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, três times já garantiram vaga na etapa seguinte: Penarol (AM), no Grupo 1, Villa Nova (MG), na Chave 6, e Juventude (RS), no Grupo 8. Em contrapartida, já estão eliminados da competição oito equipes: Porto-PE (Grupo 3), River Plate-SE, Vitória da Conquista-BA (ambos do 4), Tocantinópolis-TO (5), São Mateus-ES (6), Cerâmica-RS (7), Cruzeiro-RS e Metropolitano-SC (ambos do Grupo 8).

Veja abaixo a situação atual da Série D, por grupo
Grupo 5
O Itumbiara (GO) lidera com 13 pontos, seguido do Tupi (11), Gama-DF (9) e Anapolina-GO (7). Ao Galo de Juiz de Fora basta vencer o Tocantinópolis no domingo que estará classificado. A vaga pode vir com o empate, desde que Gama e Anapolina também empatem no outro jogo da próxima rodada. Se isso acontecer o Itumbiara também consegue sua classificação.

Grupo 1
Com o Penarol-AM já classificado, resta uma vaga que será disputada entre Cuiabá-MT (10 pontos), Plácido de Castro-AC (9) e Vila Aurora-MT (6). Para o Nacional-AM (4 pontos) só resta um milagre e uma combinação improvável de resultados.

Grupo 2
Todo mundo na briga: Sampaio Corrêa-MA (12 pontos), São Raimundo-PA (9), Independente-PA (8) Trem-AP (8) e Comercial-PI (7 pontos), com o líder da chave sendo o "fiel da balança" nas duas últimas rodadas.

Grupo 3
Os dois Santa Cruz (de Pernambuco e do Rio Grande do Norte) lideram, 12 e 10 pontos respectivamente, e são os favoritos para passarem à segunda fase. Correm por fora Alecrim-RN (9 pontos – e um jogo a mais que os adversários) e Guarani-CE (8)

Grupo 4
O Treze-PB e o Coruripe-AL, ambos com 15 pontos, só perdem a vaga, para o Bahia de Feira de Santana, 9, por essas coisas que só acontecem no futebol. O time baiano precisa vencer os dois eliminados do Grupo (Vitória da Conquista-BA e River Plate-SE) e torcer para que um dos líderes perca o compromisso que lhes restam: O Treze vai a Vitória da Conquista e o Coruripe recebe o River Plate.

Grupo 6
O Villa Nova-MG já garantiu o primeiro lugar na Chave. A segunda vaga ficará entre Volta Redonda-RJ (9 pontos e mais dois jogos: Villa Nova, em Minas, e o eliminado São Mateus-ES em Casa), Formosa-GO (8 pontos e mais dois jogos: São Mateus, fora, e Audax-RJ, em casa) e Audax-Sendas (8 pontos mas só um jogo a fazer: o confronto direto com Formosa)

Grupo 7
O Mirassol-SP, líder com 14 pontos só precisa de mais um empate para sacramentar a sua classificação, deixando a segunda vaga para ser disputada entre CENE-MS (10) e Oeste-SP (8) – com confronto direto, no interior paulista. O Operário-PR (7 pontos) ainda tem chances matemáticas.

Grupo 8
Com uma equipe (Juventude-RS) classificada e duas (Metropolitano-SC e Cruzeiro-RS) eliminadas não há segredo: a outra vaga está entre Cianorte-PR (13 pontos) e Brusque-SC (7). O time paranaense tem duas chances de fazer o ponto que lhe resta para classificar. Ao Brusque resta vencer duas vezes e torcer por duas derrotas do rival.

Nenhum comentário: