quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Literatura

"Todo dia nunca é igual"
O livro "Todo dia nunca é igual", dos jornalistas José Carlos Fernandes e Márcio Renato dos Santos, com projeto gráfico de Lúcio Barbeiro conta a história dos 92 anos do jornal "Gazeta do Povo".
A obra traz uma leitura de Curitiba e do Paraná a partir das páginas do jornal no decorrer de nove décadas. É uma grande crônica, mostrando como o jornal esteve inserido na sociedade ao longo dos anos.
A obra trata de uma grande reportagem, como se os autores entrevistassem a "Gazeta do Povo".
Para entender a "Gazeta do Povo", suas origens e sua virada na década de 60, os autores fizeram a leitura de todas as edições do periódico, processo que durou cerca de um ano. Márcio dos Santos ressalta que a obra não é um livro de história. O livro revela uma Gazeta que poucos conhecem, mostra a trajetória do Paraná junto com a Gazeta do Povo, com o registro de fatos pitorescos e curiosos.

Os autores:
José Carlos Fernandes, graduado em Filosofia, Belas Artes e Jornalismo. Trabalha na "Gazeta do Povo" desde 1989. Faz doutorado em Estudos Literários. Professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marcio Renato dos Santos, 36 anos, é jornalista, mestre em Estudos Literários pela UFPR, com dissertação sobre a obra do escritor Newton Sampaio. Trabalhou no projeto Brasil diferente, da Imprensa Oficial do Paraná, na gestão Miguel Sanches Neto, entre 1999 e 2002, quando foram editadas mais de 100 obras. É autor do livro de contos "Minda-Au", publicado pela Editora Record e está na "Gazeta do Povo" desde 2007.

Nenhum comentário: