terça-feira, 6 de setembro de 2011

Literatura

"Jãnio da Silva Quadros - O Estadista"
O escritor Nelson Valente lançou o livro, "Janio da Silva Quadros - O Estadista", que é é mais um complemento da grandiosa obra sobre o presidente mais marcante e controverso da história política de nosso país.

O advogado e professor Jânio da Silva Quadros pode ser considerado um dos maiores fenômenos políticos da história brasileira.

Em apenas treze anos, de 1948 a 1961, galgou todos os degraus possíveis da carreira política, de vereador na cidade de São Paulo à Presidência da república.

Jãnio já tinha por hábito escrever a colegas e subordinados. Foi por meio de uma carta escrita por ele em 1961 e entregue ao Congresso Nacional que Jânio deixou a Presidência. Para a renúncia, há mais de dezoito versões diferentes. As minhas pesquisas indicam que o ex-presidente Jânio da Silva Quadros tentou renunciar pelo menos onze vezes nos mesmos moldes e uma tentativa de deposição em toda a sua vida pública.

Nos sete meses de governo, Jânio Quadros despachou cerca de quinhentos "bilhetinhos", como são chamados popularmente. Os bilhetinhos foram combatidos, mas temidos e respeitados.

Dizia-se que Jânio inspirara-se em Churchill quando deliberou utilizar-se do sistema dos bilhetinhos. Outros declararam que ele se inspirou em personalidade mais próxima, Getúlio Vargas, que os enviou ao seu antigo chefe da Casa Civil, Sr. Lourival Fontes.

Para não desmerecer sua biografia, recheada de renúncias, Jânio abandonou a Prefeitura de São Paulo (seu último cargo eletivo) dez dias antes de completar o mandato, viajando para Londres. E os últimos dias de governo foram administrados por seu Secretário de Negócios Jurídicos, Cláudio Lembo (ex-governador do Estado de São Paulo). O objetivo deste livro é demonstrar que a renúncia de Jânio da Silva Quadros foi um ato pessoal e suas entrevistas e seus bilhetinhos revelam o estigma e suas várias facetas na arte.

Um comentário:

Edenícia Oliveira disse...

Olá, passei para conhecer o seu blog e convidá-lo para seguir o meu. Excelente o nível dos seus textos. Certamente visitarei outras vezes.
Abraços,
edenícia