sábado, 3 de setembro de 2011

Literatura

"Lagoa Dourada 300 anos – Uma síntese histórica"

Dauro José Buzatti reuniu cuidadosamente informações que tornam o livro um repositório precioso para o conhecimento da história da cidade, conhecida, atualmente, como a "capital do rocambole", oferecendo uma leitura agradável em que o autor resgata fatos marcantes na cidade conhecida como a "capital do rocambole".


O livro cria uma sucessão ordenada dos fatos mais marcantes da cidade mineira. Parte da data de 31 de maio de 1711, quando foi feita a primeira referência em relação ao povoamento de Lagoa Dourada, chegando até os dias de hoje - ou seja, há exatamente 300 anos.

A obra foi prefaciada pelo seu amigo Antônio Egg Resende e traz, na sua introdução, uma inédita curiosidade, assim descrita pelo autor: "Neste livro procurei realizar um velho sonho: escrever a história de Lagoa Dourada, procurando criar uma sucessão ordenada dos fatos mais marcantes da sua história. E o ano para isto é muito propício: 2011. Afinal, foi aos 31/05/1711, há 300 anos, que foi feita a primeira referência em relação a Lagoa Dourada. Nessa referência se registra o pagamento, feito pelo capitão João Antunes Maciel, de trinta oitavas de ouro que devia à Fazenda Real, de ‘uma data de terra mineral’ que arrematou na ‘a Lagoa Dourada’".

O autor
Dauro José Buzatti nasceu em Lagoa Dourada e formou-se em Engenharia no ano de 1965, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Engenheiro do DER/MG, tornou-se especialista em pavimentação, com livros e inúmeros artigos publicados e apresentados em congressos nacionais. Professor Titular do curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Nenhum comentário: