terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fluminense FC

O Tricolor, fundado em 1902, também possui diversos filhotes espalhados pelo Brasil.

O segundo Fluzão mais famoso é o Fluminense de Feira de Santana, na Bahia, fundado em 1941. Ocasionalmente, original e filial se enfrentam. Oficialmente, aconteceram jogos nos Campeonatos Brasileiros de 1976 e 1977, e na Copa do Brasil de 2003. O clube carioca sempre levou a melhor. Mas a filial baiana tem uma história gloriosa: é bicampeão baiano (1963 e 1969), campeão da Taça Estado da Bahia (1998), e campeão da Copa Sergipe-Bahia (2006).

O Fluminense de Feira de Santana não é o único Fluminense baiano: há também o Fluminense de Camaçari, campeão da Segunda Divisão Baiana em 1991, hoje chamado Camaçari Futebol Clube. Ainda na Bahia, havia o Fluminense de Salvador, glorioso Campeão Baiano em 1913 e 1915, que não atua mais. Ainda no Nordeste, podemos encontrar o Fluminense de Fortaleza, no Ceará, e o Fluminense de Teresina, no Piauí. No Rio Grande do Norte, há o Fluminense de Natal (cujo escudo apresenta a parte verde em cima, e a grená em baixo, disposição oposta à do original carioca). Ainda em terras potiguares, há o Fluminense de Cruzeta e o Baraúnas.

No Maranhão, temos mais uma linda homenagem ao Fluminense, no tradicional Sampaio Corrêa, o Tricolor de São Pantaleão. Suas três cores são o verde, o vermelho e o amarelo, como na bandeira da Bolívia. Mas a camisa, estilizada por Gervásio Sapateiro, foi inspirada no Tricolor do Rio de Janeiro.
Vamos agora para a Região Norte. No Pará, encontramos o Fluminense de Belém e o Fluminense de Curuçá. No Acre, o Fluminense de Rio Branco. Em Rondônia, temos o Ferroviário de Porto Velho, que só não copiou o nome do Fluminense.

Região Sul. No Rio Grande do Sul, temos o Fluminense de Arroio do Tigre, o Fluminense de Carlos Barbosa, o Fluminense de Harmonia, o Fluminense de Caxias do Sul, e o Fluminense de Santa Cruz do Sul. O mais famoso Fluzão gaúcho é o Fluminense de Santana do Livramento, tetracampeão citadino (1940, 1947, 1950 e 1988). Em Santa Catarina, há o Fluminense de Joinville.

No Estado do Rio de Janeiro, havia o Fluminense de Nova Friburgo, hoje chamado de Friburguense Atlético Clube (após uma fusão com o Serrano). Em Campos, há o Fluminense de Cerejeira. Temos também o Fluminense de Niterói, o Fluminense de Macaé, e o Fluminense de Vassouras.
No Estado de São Paulo, temos o Fluminense de Santos, fundado em 04/09/1938. O "Tricolor do Embaré" foi, na década de 40, um esquadrão futebolístico temido por seus adversários. Ainda hoje, este Fluminense Atlético Clube mantém suas atividades, fomentando o esporte na região.

Ainda no Sudeste, encontramos também o Fluminense de Uberlândia/MG, o Fluminense de Caxambu/MG, e o Fluminense de Pouso Alegre/MG. Além destes, há o Fluminense de Araguari/MG, fundado em 10/01/1942, e glorioso Campeão do Triângulo Mineiro em 1951! Em 1953, o Fluzão de Araguari disputou um Fla-Flu, contra o Flamengo do Rio de Janeiro, e não fez feio, empatando em 1 a 1.

No exterior, o Fluminense também inspirou vários outros clubes. Em Porto Rico, há o Guaynabo Fluminense Fútbol Club, fundado em 2002, ano do centenário do Fluminense original. Em 2008, o clube alcançou o quarto lugar no Campeonato Portorriquenho. Ainda nas Américas, há o Fluminense Mexicano FC, da Cidade do México.

Na Argentina, o Club Atlético Vélez Sarsfield possui relação com o Fluminense. Durante os primeiros anos de sua existência (de 1914 a 1938), o Vélez utilizou um uniforme tricolor (verde, branco e vermelho) muito semelhante ao da equipe carioca. Em 06/12/1968, o Vélez jogou contra o Santos de Pelé, em jogo comemorativo de uma reforma no seu estádio, com uniformes oficiais do Fluminense. Atualmente, o terceiro uniforme do clube argentino é tricolor.

Vamos agora para a Europa: primeira parada, Portugal. A Estrela da Amadora tem o uniforme muito parecido com o do Fluminense, e não é coincidência. Em 1952, um casal brasileiro, que havia sido bem recebido em Portugal, enviou aos portugueses um jogo de camisas do Fluminense. Encantados pela beleza da combinação, os dirigentes da Estrela resolveram que, a partir daquele ano, seu clube também se vestiria assim.

Ainda em Portugal, há o Fluminense FC de Lisboa, mais um clube internacional inspirado no Tricolor das Laranjeiras. E também a Associação Recreativa e Cultural Os Fluminenses, na cidade do Porto.
Continuemos nossa viagem pela Europa: vamos para a tricolor Itália. Lá, em 1999, foi fundado o Fluminense de Livorno, campeão em 2007 do Troféu Sandri Chericoni, campeonato de futebol amador da cidade. As duas fotos abaixo são de equipes do Fluzão de Livorno.

Também há um FFC na África: o Fluminence Football Club d'Etoa-Meki, em Camarões.
Fonte: http://www.jornalheiros.blogspot.com/Colaboração: Alexandre Magno

Nenhum comentário: