domingo, 4 de setembro de 2011

ESTAÇÃO DE TREM VOLTA A ENCANTAR

Às margens da RJ-116, a rodovia que liga Nietrói à Região dos Lagos, uma pequena construção histórica volta a ter destaque na paisagem. Por anos parada obrigatória dos trens que circulavam pela estrada de ferro Maricá, a estação de São Pedro D´Aldeia passava desapercebida até o ano passado na movimentada rodovia. A realidade começous a mudar quando o Instituo do Patrimônio Histórico e Artísticob Nacional (Iphan) decidiu restaurar o espasço e transformá-lo no seu escritório técnico na Região dos Lagos.

Desde que começaram as obras, há um ano, viajantes voltaram a se interessar pela velha construção, de estilo art déco e cor amarelo ocre, antes encoberta sob diversas camadas de tintas. O ponoto alto desse processo será na quarta-feira, quando a sede do Iphan na Região dos Lagos será inaugurada e aberta à população. Foram gastos R$ 200 mil na restauração.

O chefe do escrtório, o arquiteto Ivo Barreto, também autor do projeto de restauração, diz que a estação ferroviária começou a operar em 1937 para escoar a produção local, principalmente de sal. Na década de 60. ela foi desativa. O fim da linha significou décadas de falta de conservação do antigo prédio, que chegou a funcinar como um terminal rodoviário. Durante as obras, a marquise teve que ser quase titalmente refeita, tamanho o desgaste. A estrutura estava comprometida e corria o risco de ir abaixo. Os letreiros havian desaparecidos. Agora, o nome da estação e as informações sobre localização e distâncias ganharam destaque.
Colaboração: Luiz Carlos Martins Pinheiro

O superitendente do Iphan no Rio, Carlos Fernando de Andrade, diz que um mapeamento iniciado em 2007, quano foi extinta a Rede Ferrória Federal, concluiu que há cerca de 350 construçoes do tipo no estado, a maioria esquecida. O Iphan fechou parceria com prefeitura para que prédios com valo histórico sejam recuperados. No momemto, há em andamento 20 projetos com essa proposta. Na lista está a restauração da estação Conde de Araruama, em Quissimã.
Colaboração:

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

É realmente uma importantíssima recuperação do patrimônio histórico ferroviário da Região dos Lagos, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Aliás pelo desenvolvimento de tal região, por suas demandas de transpotes e por seu futuro, é de se pensar numa ferrovia moderna subsituta da E. F. Maricá, promotora do desbravamento da mesma. Certamente de elevado padrão de conforto para que possa competir não só com ônibus, mas também com os autómóveis.

Deverá se estudar inclusive se não poderá ser parte da TVA Rio - Campos - Vitória, via litoral.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.