por Luiz Carlos Martins Pinheiro*
Sabe-se que a busca pela melhoria rodoviária levou à ferrovia.
A desoberta pela máquina a vapor, em 1769, pelo engenheiro britânico James Watt (1736/1819), permitiu a tração a vapor.
O engenheiro britânico Ricard Trevithick (1771/1833) em 1803 construiu e pos em funcionamento a primeira locomotiva a vapor.
Já o engenheiro britânico George Stephensen (1781/1848) emprendeu a abertura ao tráfego público da primeira ferrovia do Mundo, em 27/09/1825, em bitola normal de 1,435 m, com tração a vapor, na extensão de 15 km, entre Stokton e Darlington, England, com velocidade de 25 km/h.
Desde então foi se espalhando chegando ao Brasil em 30/04/1854, com a E. F. de Petrópolis, uma iniciativa do empresário brasileiro Barão de Maua.
Comemora-se hoje, 27/09, o Dia Mundial da Ferrovia, que se encontra na era da alta-volicidade.
*Luiz Carlos Martins Pinheiro é Engenheiro Civil
Um comentário:
Amigo Carlos Ferreira
Muito obrigado por sua divulgação.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário