terça-feira, 2 de agosto de 2011

Redivisão Territorial

Distrito Federal
A proposta do deputado federal Tadeu Felippelli (PMDB-DF) a "Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 422/2009" que tem a finalidade de integrar a Brasília, as seguintes cidades do entorno: Águas Lindas, Planaltina , Novo Gama, Cidade Ocidental, Valparaiso e Santo Antonio do Descoberto, com uma população aproximada de 600mil habitantes e aumentaria á área territorial do Distrito Federal.
 
Estado do Planalto Central
O outro projeto é sobre a criação do Estado do Planalto Central. Esse projeto (PDS 298/2002) gerou muita polêmica na época cujo autor é o ex-senador e hoje deputado federal, Francisco Escórcio. O novo estado teria uma área de 75 mil quilômetros quadrados composto por municípios de de Minas Gerais e Goiás e seria administrado por um governador indicado pelo Presidente da República. Os recursos do novo estado seriam do Fundo de Participação dos Estados, mais arrecadação de impostos e a divisão do Fundo Constitucional do Centro-Oeste que seria dividido entre Brasília e o Estado do Planalto.

Municípios:
Minas Gerais: Buritis, Formoso e Unaí.
Goiás: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho, Corumbá de Goiás, Cristalina, Damianópolis, Flores de Goiás, Formosa, Luziânia, Mambaí, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João da Aliança, Simolândia, Sítio d'Abadia, Valparaíso de Goiás e Vila Boa de Goiás.

Nenhum comentário: