quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pobre futebol mineiro

"A Terceira Divisão começou, mas sem torcedores, pois, dos 14 participantes, nove estádios não podem ter público. A FMF finge que não é com ela"

por Chico Maia*
Há tempos falo da necessidade de se discutir o futebol mineiro, dentro e fora das quatro linhas. A iniciativa deveria ser da Federação Mineira de Futebol (FMF), que existe para organizar as competições e mediar os interesses dos seus filiados. Como ela não o faz, os grandes clubes deveriam agir.

Porém, afogados em seus enormes problemas internos e mais urgentes, deixam o barco seguir. Acabam sendo os maiores prejudicados no que há de mais importante para eles: o celeiro de ótimos profissionais, que eram os clubes pequenos, principalmente do interior.

Pois a Caldense puxou para si essa responsabilidade e promoveu encontro, na segunda-feira, em sua sede, para discutir o Campeonato Mineiro de 2012, visando apresentar propostas ao Conselho Arbitral da FMF, no fim deste ano.

A Caldense é um ótimo exemplo de grandes profissionais revelados para o futebol mineiro e nacional.

Foi lá que Carlos Alberto Silva (mineiro de Bom Jardim de Minas) revelou-se um dos grandes treinadores do Brasil.

O ex-centroavante Casagrande, que fez fama no Corinthians, até hoje manifesta a sua gratidão pela oportunidade que teve no clube do Sul de Minas, antes de ser aproveitado no Timão, que era o dono do seu passe.

Exemplos
Da Caldense, saiu Ailton Lyra para o América e, depois, Santos. Dos chamados pequenos clubes saíram nomes como Mussula, Piazza e Procópio (Renascença), Zé Carlos e Wilson Almeida (Sport, de Juiz de Fora), Morais, João Carlos e Gomes (Democrata-SL), Nonato (Pouso Alegre), Edson e Noventa (Siderúrgica) e Palhinha (Comercial do Barreiro) para o Cruzeiro.

Mais nomes
Pedro Omar, Ale, Café, Batista e Sudaco (Formiga), Buzuca (Atlético de Três Corações), Zé Horta e Neyzinho (Comercial do Barreiro) para o América; Renato (Uberlândia), Grapette (Pouso Alegre), Luizinho (Villa Nova), Tião (Siderúrgica), Canindé e Normandes (Uberaba), Vaguinho e Careca (Democrata-SL) e Vinícius (Sete de Setembro) para o Galo.

Bagunça.
A maioria desses clubes já morreu ou só sobrevive, asfixiados por campeonatos mal organizados e altas taxas. O América não jogou pelo campeonato de juniores no sábado, contra o Siderúrgica, em Sabará, por falta de policiamento. A Terceira Divisão começou, mas sem torcedores, pois, dos 14 participantes, nove estádios não podem ter público. A FMF finge que não é com ela.

Gerações
Nomes de várias gerações ajudaram a construir a grandeza do nosso futebol. Outros se foram de Minas, sem passar por Belo Horizonte, como Telê, de Itabirito, e Escurinho, do Villa para o Fluminense; Geraldinho, do Villa para o Santos. E até craque de outra área, como o Dr. Neylor Lasmar, que foi do Renascença para o Cruzeiro.
*Chico Maia (Francisco Maia Barbosa Duart -mineiro de Sete Lagoas, torcedor do Democrata-SL e Atlético-MG ) é Jornalista.

Considerações do Marcelo dos Santos Barbosa, de Belo Horizonte:
Pedro Omar parece-me veio das divisões de base do Fluminense para o América, não saiu do Formiga. Café foi comprado pelo América junto ao Valeriodoce Clube. Noventa foi revelado pelo América , depois brilhou no Siderúrgica e posteriormente foi para o Atlético-MG.
Fonte: http://www.otempo.com.br/

Nenhum comentário: