quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A MOTIVAÇÃO E O TRABALHO

por Carlos Brotto
Não é possível motivar quem quer que seja, pois as expectativas e o modo de buscar resultados são singulares, individuais. Os indivíduos não buscam somente recompensas pelos resultados, e sim ter suas necessidades atendidas. Embora não seja possível motivar alguém, é possível trabalhar os aspectos motivacionais. Os teóricos da motivação muito contribuíram para a concepção do atual tema, com Maslow dando ênfase às necessidades pessoais, Herzberg com os fatores intrísecos e extrínsecos, entre outros.
Atualmente, a motivação pode ser atingida ao oferecer condições de trabalho, de higiene, organização, ambientes limpos, ventilados, bem iluminados, uniformes e recursos, bem como metas bem definidas, possibilidade de uso da criatividade e chefia acessível. Estes são os meios vindos de fora para motivar o indivíduo, já que não é possível fazê-lo internamente. Além disso o lado financeiro não pode ser esquecido, pois representa a base de troca entre empresa e trabalhador.

Outro fator que contribui para que o indivíduo se sinta motivado na organização é a possibilidade de autonomia, responsabilidade pelo trabalho que desempenha, sentir-se acolhido pelo ambiente que o cerca e sentir-se também como peça importante nos resultados da empresa, que visam seu crescimento. Chiavenato diz que "a qualidade externa nunca é maior do que a qualidade interna, ou seja, isto significa que se a pessoa se sente bem, tende a fazer com que seu ambiente de trabalho também seja satisfatório, o que torna o trabalho uma função prazerosa, dificultando inclusive o aparecimento do stress decorrente da ansiedade."
Fonte: http://www.abdic.org.br/

Nenhum comentário: