sábado, 27 de agosto de 2011

Esporte Clube Ribeiro Junqueira (27 de agosto de 1911)



O rubro-negro da Zona da Mata Mineira foi uma das maiores forças do interior das Minas Gerais. Foi tetracampeão da Zona da Mata, Campeão da BR-116, Campeão Regional da Liga de Cataguases em 1984, Campeão Regional da Liga de Juiz de Fora em 1985, Tetracampeão da Liga Esportiva Leopoldinense entre 1983 e 1986.

Seu título mais importante foi o de Campeão da Terceira Divisão de Profissionais do Campeonato Mineiro em 1989. No ano seguinte consagrou-se vice-campeão da Segunda, conseguindo o acesso à Primeira Divisão em 1991, quando acabou rebaixado e licenciando-se em seguida do profissionalismo. Para o centenário o time anunciou alguns jogadores conhecidos como Pipico, Sorato e Djalminha, pata dispultar Copa Panorama, mas foi eliminado pelo 15 de Laranjal nas semi-finais.

"Telê Santana e o E.C Ribeiro Junqueira"
Em 1942, o então garotinho Telê Santana da Silva, de 11 anos de idade, viu a fabulosa equipe do Ribeiro Junqueira jogar em Leopoldina e nunca mais esqueceu a sua formação.
Desde jovem, sempre frequentou Leopoldina, participando ativamente de eventos esportivos na cidade, deixando muitos amigos.

Em sua história no esporte, Telê Santana foi um dos melhores pontas do Fluminense do Rio de janeiro e posteriormente o melhor técnico do Brasil, Ele levou o nome de Leopoldina e do E.C Ribeiro Junqueira para os quatro cantos do mundo, citando a equipe formada por: Manganga, Maninho, Batista, Itim, Domicio, Quadrado, Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Elair como uma das melhores que viu jogar, e que se baseou nela para formar a fabulosa Seleção Brasileira da Copa de 82 e o São Paulo Futebol Clube, campeão mundial.

O livro "Fio de Esperança", que retrata a biografia de Telê Santana, na página 14 fala sobre o E.C Ribeiro Junqueira.
Time histórico:
Manganga, Maninho e Batista; Itim, Domício e Quadrado; Vicente, Geraldinho, Daher, Caturé e Elair.
Títulos:
Campeonato Mineiro do Interior de 1960;
Campeão Mineiro da Terceira Divisão: 1989;
Vice-campeão Mineiro da Segunda Divisão: 1990.

Hino do Clube
R.J. eu sou de coração
Porque não!
R.J. até de baixo d’água
Quem fala mal do Clube Campeão
ou é de inveja ou é de mágoa
Quem for R.J. de fato
Luta, vence e nunca apanha
Nunca se acovarda ao desacato
Oh! R.J. oh! R.J. - (Bis)
R.J. eu sou de coração
Porque não!
R.J. até de baixo d’água
Quem fala mal do Clube Campeão
ou é de inveja ou é de mágoa
Quem for R.J. de fato
Luta, vence e nunca apanha
Nunca se acovarda ao desacato
Oh! R.J. oh! R.J. - (Bis).

Obs.: Autor Desconhecido
Reescrito e editado pelo Maestro Luiz Carlos da Silva da Banda Musical Princesa Leopoldina em Agosto/2005.
 

Um comentário:

Anizio P. Torres disse...

Certa vez, assisti a uma entrevista de Telê Santana na Antiga TV Educativa, onde falava do Ribeiro Junqueira, como a melhor equipe que já vira jogar ! Dizia ele, que os jogadores já conhecia o que o outro queria através do olhar ! Meu Pai, já falecido, falava que nunca conseguiram ganhar do Ribeiro Junqueira, quando jogou pelo Laranjal e outros times dali de perto, como o de Bom Jesus da Cachoreira, etc ! Anizio P. Torres
Paracambi, estado Rio de Janeiro