sábado, 13 de agosto de 2011

Copa de 2014

Parreira e Maturana dão dicas para subsedes do interior mineiro
O que uma cidade precisa para abrigar uma seleção na Copa do Mundo? Como seduzir e o que oferecer para as delegações em 2014, no Brasil? Carlos Alberto Parreira e Francisco Maturana, ex-técnicos de Brasil e Colômbia, foram os responsáveis por esclarecer essas dúvidas para as cidades do interior mineiro que pleiteiam ser subsedes da Copa.

Parreira e Maturana explicaram, durante um seminário voltado para políticos realizado em Araxá, que os treinadores querem um bom local para treinamento, facilidade de transporte, um bom local para instalar a delegação, com hotel ou no centro de treinamento, uma boa infraestrutura, com aeroporto, hospital, tudo próximo. E que segundo os palestrantes, é preciso ter um hotel com privacidade, segurança e conforto. Um centro de treinamentos com um ou dois campos do melhor nível, em condição perfeita, dois vestiários e um local para atender a imprensa e uma alimentação benfeita para que o jogador não tenha nenhum motivo para reclamar.

Minas Gerais já tem seis cidades pré-selecionadas com condições de entrar no livro de indicação da Fifa para serem subsedes: Extrema, Araxá, Matias Barbosa, Juíz de Fora, Uberlândia e Montes Claros. Outras ainda podem se qualificar e enviar os seus projetos.

Contudo, quem escolhe não é a Fifa ou representates políticos, são os próprios treinadores de cada seleção."É uma decisão do treinador. Não pode ser da parte administrativa, é da parte técnica", avalia Maturana.

A concorrência para o interior vai ser pesada. Na capital mineira, por exemplo, Atlético e Cruzeiro tem ótimas instalações na Cidade do Galo e na Toca da Raposa, que são centros de treinamentos do mais alto nível.

Carlos Alberto Parreira já participou de Copas do Mundo por cinco seleções diferentes (Arábia Saudita, Kwait, África do Sul, Emirados Árabes e Brasil) e foi campeão em 1994 com o Brasil. Francisco Maturana treinou a Colômbia no Mundial de 1990 e no de 1994.

Nenhum comentário: