quarta-feira, 27 de julho de 2011

Literatura

“Vida e Obra do monsenhor Marciano”
Retrata a vida e obra sacerdotal, em 245 páginas, do monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca, que pode ser o primeiro santo canonizado da arquidiocese de Juiz de Fora.

Monsenhor Marciano atuou na paróquia Santa Rita de Cássia, no município de Santa Rita de Jacutinga (pertencente à arquidiocese de Juiz de Fora). Ficou conhecido na cidade como ‘Padrinho Vigário’. A publicação tem as memórias do morador de Santa Rita de Jacutinga, José Marinho de Araújo, reunidas por sua nora Fátima Oliveira Araújo e Araújo.

Monsenhor Marciano Bernardes da Fonseca nasceu no dia 17 de novembro de 1859, em Desterro do Melo, município de Barbacena. Foi ordenado sacerdote no dia 17 de abril de 1887. Chegou a Santa Rita de Jacutinga em 23 de julho de 1887, ficando na cidade por 59 anos. Seu sacerdócio exemplar foi marcado pela pobreza, caridade e trabalhos apostólicos.
Foi ele o principal promotor da emancipação do município. Na região há ruas e hospital que levam o nome do sacerdote.

Depois de analisar relatos de moradores e padres da região, o arcebispo dom Gil Antônio Moreira, decidiu começar o processo de beatificação. Ele enviou uma solicitação a Roma, pedindo o início dos trâmites em Juiz de Fora. “Estudando a vida desse sacerdote podemos dizer que ele foi modelo de fidelidade a Deus”, resumiu o arcebispo.
 
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: