quarta-feira, 6 de julho de 2011

Literatura

"Titília e o Demonão"
Uma das narrativas de alcova mais conhecidas da história do Brasil é a que aborda o relacionamento extraconjugal de dom Pedro 1º com Domitília de Castro, a Marquesa de Santos.

Os dois se conheceram em São Paulo às vésperas da proclamação da Independência, e o imperador logo a levou para o Rio de Janeiro.

Por sete anos, viveram um romance tão tórrido quanto público, para a humilhação da mulher de d. Pedro, a Imperatriz Leopoldina.

Detalhes picantes do caso, baseados em cartas do imperador e relatos de testemunhas, há muito tempo estão incorporados à biografia dos personagens.

Agora, surgem novas cartas de d. Pedro à marquesa de Santos. Um lote de 94 missivas foi obtido pelo autor Paulo Rezzutti, num pequeno museu de Nova York, o Hispanic Society of America, depois de um trabalho de investigação do pesquisador, as cartas viiraram "Titília e o Demonão" (apelidos com que os amantes se tratavam).

O escritor e arquiteto Paulo Rezzutti, um estudioso da família real brasileira, relata no livro que os escritos à mão, com letra cursiva, os textos revelam um imperador preocupado com a família, com os filhos legítimos e bastardos, além de um amante incorrigível.

Nenhum comentário: