terça-feira, 12 de julho de 2011

Literatura

"Barbudos, Sujos e Fatigados"
A obra é o resultado do trabalho de mais de uma década. O autor fez centenas entrevistas com ex-combatentes da FEB --vários trechos destas entrevistas estão transcritos no livro--, analisou cartas e diários da época, visitou o teatro de operações do norte da Itália, além de realizar extensa pesquisa nos arquivos militares brasileiros, britânicos e americanos.
O contato próximo com os veteranos possibilitou, também, o acesso a material fotográfico nunca antes utilizado (algumas fotos estão presentes no livro). O resultado é um minucioso e inédito retrato da campanha brasileira na Segunda Guerra Mundial.

O historiador Cesar Campiani Maximiano nos mostra quem eram os soldados brasileiros, como foram treinados, como enfrentaram o duro dia a dia no combate, como extravasavam a tensão nos raros momentos de lazer, como interagiram com os aliados americanos e reagiram ao inimigo "tedesco" enfim, o que os brasileiros o que encontraram na Europa.

O ponto de vista do soldadoNesta nova e rigorosa abordagem, Cesar demole a visões românticas, ufanistas e maledicentes que até hoje pautaram a maioria das interpretações sobre a guerra. Este livro dá voz ao combatente. Uma guerra vista dos olhos de quem esteve lá, na linha de frente.

Nenhum comentário: