terça-feira, 5 de julho de 2011

Gente de Expressão

Ivanir Yazbeck (Ivanir José Yazbecknasceu em Juiz de Fora, em 22 de junho de 1941 e é filho de Libaneses.
Carreira
Jornalista (Repórter, fotógrafo, diagramador, secretário de redação, subeditor e editor de arte).

Veículos
Binômio (JF – 1963), Correio de Minas (BH – 1964), Jornal do Brasil (Rio – 1964/83), O Globo (1985/90), O Dia (1991/95) e Extra (1998/2000).
No JB, entre 1979 e 82, foi crítico cinematográfico, membro do Conselho de Cinema do Caderno B.

Roteirista de TV
Por dois anos afasta-se do jornalismo diário para se tornar autor de seis mininovelas, em cinco capítulos, levadas ao ar pela Rede Globo, programa Caso Verdade (1983 a 1985). Sua formação nessa área se dá em curso com o dramaturgo Bráulio Pedroso.
São os seguintes os títulos e os protagonistas:
* Feliz Natal, Papai Noel – Paulo Goulart e Lílian Lemmertz
* O Sonho de Tom – Cissa Guimarães e Francisco Milani
* Max das Colinas – José Dumont e Ana Maria Magalhães
* Doze horas de angústia – Eliane Giardini e Fausto Rocha
* Ladrões de Automóveis – Tonico Pereira e Lu Mendonça
* Todo pecado será perdoado – Darlene Glória no próprio papel.

Autor literário
Tem nove livros publicados – três deles (editados pela Editora Scipione/SP) dirigidos ao público juvenil, como nome reduzido para Ivan Yazbeck e adotados como leitura paradidática em centenas de colégios de 01º e 02º Graus, em todo o Brasil. Os outros são um romance e cinco livros memorialistas, que reúnem o estilo literário e jornalístico.

O ENIGMA DO PÁSSARO DE PEDRA (Scipione/1991 – 13 edições) 
– Aventura arqueológica transcorrida no Rio, vivida por dois estudantes, um professor de arqueologia e um alpinista, nos dias atuais, tendo a Pedra da Gávea e o Pão de Açúcar como cenários "vivos" da história e não apenas imagens de cartões postais.

A NOITE EM QUE JANE RUSSELL MORREU (Record/1992) 
– As comédias em torno de um jovem, que vive mais um domingo rotineiro de festas estudantis, e acaba
a noite envolvido em uma tragédia. (Mereceu edição especial do Clube do Livro e resenhas elogiosas em vários jornais, entre eles, O Globo e Jornal do Brasil, e em Colóquio – revista semestral, editada pela Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, dedicada à literatura em língua portuguesa).

EM ALGUM LUGAR NO CÉU (Ed. Scipione/1993 – 6 edições) 
– Ficção científica sobre um adolescente às voltas com um E.T. necessitando socorro, em um ambiente
rural. Após várias peripécias para encobrir o segredo, o fenômeno será presenciado por várias pessoas, e interpretado como uma milagrosa aparição de Nossa Senhora ao pequeno herói. Assim, prevalecerá o forte sentimento de religiosidade encobrindo o fato científico.

A INCRÍVEL AVENTURA DE JUBA E DANIEL (Scipione/1996 – 6 edições) 
– Um ararajuba, pássaro raro da família dos psitacídeas (papagaios), que exibe em sua plumagem o mesmo verde-amarelo dos símbolos nacionais, é localizado, perdido na Zona Norte do Rio, por um adolescente, que viverá uma aventura inusitada até devolvê-lo ao seu hábitat, no norte do Pará. (Relançado em 2006 pela Franco Editora/Juiz de Fora).

O ESPÍRITO DO SÃO ROQUE (Templo Editora/1996) 
– Título resumido da expressão "o espírito de humor da Turma do Largo São Roque". Uma coletânea de histórias reais, transpostas em linguagem literária/jornalística, vividas por um grupo numeroso de amigos, em Juiz de Fora, nos anos 50/60. Ilustrado.
 
UMA NOITE NO RAFFA’S (Templo Editora/2003) 
– A história do célebre night-club, em Juiz de Fora, palco de memoráveis acontecimentos sociais e musicais
(lá se apresentaram os nomes de maior sucesso da MPB). Ilustrado com mais de cem fotografias, conta a trajetória de Rafael Jorge à frente de um empreendimento ousado, previsto, segundo os mais otimistas, para durar uns poucos meses, e se transformou numa das fortes marcas da cidade por cinco décadas.

EU ME LEMBRO - (Templo Editora/2005) 
– 350 fatos, personagens e curiosidades da história de Juiz de Fora, desde meados do Século 20, extraídos da memória
de 28 autores, em textos curtos e bem humorados.

CIDADÃO DO MUNDO - BIOGRAFIA DE GERALDO HALFELD (Templo Editora/2005) 
– Editor do livro escrito por Ailton Alves, sobre a vida do descendente vivo
mais próximo do fundador de Juiz de Fora, Henrique Guilherme Fernando Halfeld.

O COLUNISTA – (Alva Editora/2009) 
– Biografia de Cesar Romero e reprodução das principais notícias publicadas em sua coluna diária ao longo de três décadas na imprensa em Juiz de Fora.

INÉDITO 
A MARCA DOS DEUSES – Aventura, passada em 850 A.C, baseada em fatos extraídos do Velho Testamento, da História da Fenícia, e em pesquisas e teorias arqueológicas. O protagonista é um príncipe fenício e o desfecho dará sentido às belas e instigantes formas de duas montanhas sagradas do Rio de
Janeiro: o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.

É citado na revista Imprensa (edição de novembro de 1995), em artigo assinado por Carlos Leonam, numa relação de personalidades "chegados a apoteoses mentais", em que se incluem Paulo Francis, Jô Soares, Luiz Fernando Veríssimo, Luiz Carlos Miéle, Sérgio Augusto, Arnaldo Jabor, Ivan Lessa, Lucas Mendes, Chico Buarque de Holanda, Cacá Diegues, Rubem Fonseca, Steven Spielberg e George Lukas.

Outras atividades
* Professor do curso de Jornalismo – Disciplinas: diagramação e edição gráfica de jornais diários – PUC e Faculdade da Cidade (1979 a 1986).
Assina o capítulo "A Era das Cores", no livro "Deu no jornal" de ensaios assinados por jornalistas, adotado por várias escolas de Jornalismo (PUC/
Editora - 2001).
* Superintendente de Criação da TV Educativa - Responsável pelo padrão visual da emissora e a área da cenografia (maio de 1994 a janeiro de 1995).

Um comentário:

GUSTAVO-D1F1GG disse...

LEGAL,GOSTO MUITO DESSE CARA , ESPERO QUE ELE LEIA ISSO, SOU GRANDE FÃ DELE!