sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estrada de Ferro Carajás (EFC)

Inaugurada em 28 de fevereiro de 1985 e com 892 km, sendo 73% de sua extensão em linha reta e 27% em curva. É esponsável pelo transporte de 1.100 pessoas por dia, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) atende a 23 municípios no Maranhão (MA) e no Pará (PA). Em funcionamento desde 1986, o trem é uma excelente opção. Suas tarifas são até 50% mais baratas que as dos transportes rodoviários e, no período das chuvas, ele é o único meio de transporte de algumas localidades.

O Trem de Passageiros possui classes econômica e executiva, além de um carro lanchonete – em baixa temporada – e dois carros lanchonetes – em alta temporada. Para conforto das mães que viajam com crianças, existe um fraldário para a higienização dos bebês.
Na composição há também ambulatório para atendimento de primeiros socorros e um carro PCD, exclusivo para pessoas com deficiência. O carro possui duas alas: uma para cadeirantes e acompanhantes e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.

O percurso
O trem parte da Estação Ferroviária de São Luís (MA) com destino a Parauapebas, no sudeste do Pará, às segundas, quintas-feiras e sábados. Às terças, sextas-feiras e aos domingos, realiza o percurso de volta. Só não há viagem na quarta-feira, quando é realizada a manutenção dos carros e locomotivas. Em 2010, o número total de pessoas transportadas foi de 339.790. A ferrovia tem 05 estações, 10 paradas

Trem de Passageiros: Preço, estações e horários.
Classe Executiva: R$ 92,00 Inteira R$ 41,00 Reduzida (para crianças de 6 a 11 anos)

Classe Econômica: R$ 41,00 Inteira R$ 20,00 Reduzida (para crianças de 6 a 11 anos)

São Luis-MA/Parauapebas-PA:
Arari/Vitória do Mearim (Partida 10:16/Chegada 10:37);
Vitória do Mearim/Santa Inês (Partida 10:40/Chegada 11:46);
Santa Inês/Alto Alegre (Partida 11:56/Chegada 12:51);
Alto Alegre/Mineirinho (Partida 12:56/Chegada 13:16);
Mineirinho/Auzilândia (Partida 13:19/Chegada 13:37);
Auzilândia/Altamira (Partida 13:40/Chegada 13:59);
Altamira/Presa de Porco (Partida 14:02/Chegada 14:25);
Presa de Porco/Nova Vida (Partida 14:30/Chegada 15:21);
Nova Vida/Açailândia (Partida 15:26/Chegada 17:31);
Açailândia/São Pedro Água Branca (Partida 17:41/Chegada 19:54);
São Pedro Água Branca/Marabá (Partida 19:57/Chegada 21:21);
Marabá/Itainopólis (Partida 21:31/Chegada 22:19);
Itainopólis/Parauapebas (Partida 22:22/Chegada 23:50).
Fonte: www.vale.com

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

A CVRD embora seja fundamentalmente uma mineradora, sempre prestou bons serviços públicos ferroviários, de passageiros e de carga em geral.

Mesmo ainda estatal federal, a melhor, manteve seu serviço de passageiro, quando o governo extinguiu-o em todo restante da malha ferrovária brasileira.

O problema com ela sempre foi, transporte de minério para terceiros, numa indiscutível defesa dos concorrentes.

Embora com uma excelente experiência em bitola métrica, não sabemos por qual razão adotou a famigerada bitola larga de 1,60 m, numa região que é toda de bitola métrica. Pecado original.

Acraços. saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.