sexta-feira, 1 de julho de 2011

EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas)

O Trem de Passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória Minas) é o único que realiza viagens diárias e de longa distância no Brasil. Passando por cidades históricas, às margens do Rio Piracicaba e do Rio Doce, em Minas Gerais, ele chega até as praias do Espírito Santo. A viagem de 664 quilômetros entre Belo Horizonte e Vitória tem duração de 13 horas, aproximadamente.
Para mais conforto e comodidade, o trem conta com carro lanchonete, carro restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. O atendimento da equipe de bordo é realizado em todos os ambientes.

O percurso
Todos os dias, dois trens de passageiros circulam pela EFVM. Um sai de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, às 7h, chegando a Belo Horizonte por volta de 20h10. O outro parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30, na capital capixaba. Há também um trem que realiza o percurso entre as cidades de Itabira e Nova Era e faz conexão com os dois trens da linha principal.
Em funcionamento desde 1907, o Trem de Passageiros incentiva o turismo na região e contribui para integrar e desenvolver comunidades. Em 2010, mais de 1 milhão de pessoas foram transportadas nos trens da EFVM.

Belo Horizonte-MG/Cariacica-ES
Classe Executiva: R$ 82,00 Inteira
Classe Econômica: R$ 54,00 Inteira
Belo Horizonte/Barão de Cocais-Dois Irmãos (Partida 07:30:00/Chegada 09:00:00);
Barão de Cocais-Dois Irmãos/Rio Piracicaba (Partida 09:03:00/Chegada 10:00:00);
Rio Piracicaba/João Monlevade (Partida 10:02:00/Chegada 10:16:00);
João Monlevade/Nova Era-Desembargador Drumond (Partida 10:19:00/Chegada 10:45:00);
Nova Era-Desembargador Drumond/Antônio Dias (Partida 10:48:00/Chegada 11:15:00);
Antônio Dias/Timóteo-Mário Carvalho (Partida 11:16:00/Chegada 11:49:00);
Timóteo-Mário Carvalho/Ipatinga-Intendente Câmara (Partida 11:52:00/Chegada 12:07:00);
Ipatinga-Intendente Câmara/Ipaba (Partida 12:12:00 | Chegada 12:32:00);
Ipaba/Belo Oriente-Frederico Sellow (Partida 12:33:00/Chegada 12:48:00);
Belo Oriente-Frederico Sellow/Periquito (Partida 12:49:00 | Chegada 13:14:00);
Periquito/Açucena-Pedra Corrida (Partida 13:15:00/Chegada 13:28:00);
Açucena/Governador da Valadares (Partida 13:29:00/Chegada 14:12:00);
Governador da Valadares/Tumiritinga (Partida 14:20:00/Chegada 15:04:00);
Tumiritinga/Galiléia-São Tomé do Rio Doce (Partida 15:07:00/Chegada 15:20:00);
Galiléia-São Tomé do Rio Doce/Conselheiro Pena-Barra do Cuieté (Partida 15:21:00/Chegada 15:29:00);
Conselheiro Pena-Barra do Cuieté/Conselheiro Pena (Partida 15:30:00/Chegada 15:44:00
Conselheiro Pena/Resplendor-Crenaque (Partida 15:47:00/Chegada 16:04:00);
Resplendor-Crenaque/Resplendor (Partida 16:05:00/Chegada 16:21:00);
Resplendor/Aimorés (Partida 16:24:00/Chegada 17:00:00);
Aimorés-MG/Baixo Guandu-ES (Partida 17:04:00/Chegada 17:10:00);
Baixo Guandu/Baixo Guandu-Mascarenhas (Partida 17:14:00/Chegada 17:26:00);
Baixo Guandu-Mascarenhas/Colatina-Itapina (Partida 17:27:00/Chegada 17:39:00);
Colatina-Itapina/Colatina (Partida 17:40:00/Chegada 18:00:00);
Colatina/João Neiva-Piraqueaçu (Partida 18:04:00/Chegada 18:58:00);
João Neiva-Piraqueaçu/Ibiraçu-Aricanga (Partida 18:59:00/Chegada 19:08:00);
Ibiraçu-Aricanga/Fundão (Partida 19:09:00/Chegada 19:24:00);
Cariacica-Flexal/Cariacica- Pedro Nolasco (Partida 20:12:00/Chegada 20:30:00).
Fonte: http://www.vale.com/

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Está é a ferrovia mãe da CVRD, fruto de acordo do Brasil para fornecer minério de ferro aos aliados no auge da II Gerra Mundial (1939/1045) no bojo do qual Getúlio Vargas empreendeu a CSN, em Volta Redonda.

A Vale com muita competência transformou a Vitória - Minas, em bitola métrica, capaz de trágedo os maiores e mais pesados trens de minério de ferro do mundo, batendo a Central do Brasil com toda sua exótica bitola larga de 1,60 m.

Outrossim com todo embaraço com a Central para chegar a Belo Horizonte, manteve um primoroso serviço de pasageiro, até mesmo depois de privatizada.

Contudo já devia dipor de trem da mais alta tecnologia ao mesmo, embora não sendo TAV ao qual não se presta.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.