domingo, 24 de julho de 2011

Copa América

Uruguai 3 x 0 Paraguai
A América do Sul é novamente da Celeste Olímpica. Na tarde deste domingo, o Uruguai conquistou seu 15.º título ao vencer o Paraguai, por 2 a 0, na final disputada no Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. na Argentina. Suárez e Diego Forlán - duas vezes - foram os responsáveis pelos gols na grande decisão para a alegria dos fãs que compareceram em bom número ao jogo final.
A nova conquista o isola o Uruguai como o maior campeão da América do Sul, já que a Argentina também somava 14 taças. O feito também coloca fim a um jejum de 16 anos sem conquistar o título da Copa América. A última foi na edição de 1995, quando bateu o Brasil nos pênaltis, em Montevidéu. No retrospecto, o Uruguai soma 28 vitórias, contra 25 do Paraguai, além de 15 empates. A Celeste já anotou 105 gols e sofreu outros 90.
A conquista do torneio coloca os uruguaios, definitivamente, entre os grandes do futebol. Após surpreender em 2010 ao chegar nas semifinais da Copa do Mundo da África do Sul, a "ressurreição" da Celeste Olímpica ainda era um ponto de interrogação. A campanha o futebol uruguaio dá sinais claros de reação. Após o Mundial da África, a seleção conseguiu outros feitos, como a vaga para as Olimpíadas de 2012 em Londres e o vice-campeonato mundial Sub-17, superando o próprio Brasil nas semifinais.
Uruguai: Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Coates e Cáceres (Godin); González, Pérez (Eguren), Arévalo e Álvaro Pereira (Cavani); Forlán e Suárez. Técnico: Oscar Tabárez.
Paraguai: Villar; Piris, Da Silva, Verón e Marecos; Cáceres (Pérez), Ortigoza, Vera (Estigarribia) e Riveros; Zeballos (Barrios) e Haedo Valdez. Técnico: Gerardo Martino.
Local: Estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires (ARG).
Árbitro: Salvio Spínola Fagundes Filho (Fifa-Brasil).
Cartões amarelos: Maxi Pereira, Coates, Cáceres e Pérez (Uruguai); Vera e Cáceres (Paraguai).
Gols: Suárez, aos 11'/1T, Forlán, aos 41'/1T e aos 44'/2T (Uruguai).

2 comentários:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Muito merecida a conquista do Uruguay, vencendo com tática, técnica e, acima de tudo, com muita garra. Não foi por acaso que desbancou a Argentina em seu próprio campo e no meio da jornada.

Como gostariamos de ver o time de acadêmicos do Brasil jogando e não com o fiasco vergonhoso que vem apresentado. Não seria desonra termos perdido ao Uruguay na final, mas nem isto conseguimos.

Será que apreenderenmos a lição ou vamos continuar com o complexo de acadêmicos do futibol mundial?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

Veja o que nos disse uma prima uruguaia de Montedeo:

´a partida na qual ganhamos os argentinos foi um prazer e a final com paraguaios inesquesivel. Que bem que jogaram!

Daniela estava em Buenos Aires por um curso mas não encontrou entradas econômicas para ir vê-los no estádio, por isso a partida viu numa cafeteria mas também gritou no Obelisco com todos os uruguaios que estavam lá.

Em Montevideo a festa durou até as 3 30 da manhã, os jogadores chegaram num charter as 23 horas e levou 3 horas chegarem do aeroporto até o Estádio Centenário, porque as pessoas encheram as ruas para comprimentá-los e não imaginavam que o estádio estava cheio aguardando-os, desde as 20 hs!!!´´

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.