terça-feira, 7 de junho de 2011

Reforma Política

PL nº ??? altera a período dos mandatos e datas das eleições:
Mandatos de 06 anos, da seguinte forma:
2012 - Prefeitos e Vereadores,
2014 - Governadores e Deputados Estaduais,
2016 - Presidente, Senadoes (os três de cada estado) e Deputados Federais,
2018 - Prefeitos e Vereadores, e assim sucessivamente.
Com essas novas normas evitariíamos erros de estratégia em que bons candidatos se lancem a Estadual e recebam votações expressivas suficientes para uma eleição a Federal e de que outros, se lancem a Federal, não se elegem, mas recebem votações suficientes para uma cadeira na Assembléia de seus estados.
Facilitaríamos o sistema de votação. Em 2010 tivemos que votar 06 vezes, isso é complicado. No novo projeto votaremos duas (municipal e estadual) e três vezes (Presidente, Senador e Federal), votando em apenas um Senador e os três mais votados, independente de partido, assumindo as cadeiras. Em Minas nós tivemos o candidato ao Senado, Fernando Pimentel recebendo mais votos que o candidato ao governo do estado, Hélio Costa, no entanto, o candidato ao Senado não é sequer, suplente. Os suplentes não foram votados.
Eleições:
01º turno - 01º domingo de novembro,
02º turno - último domingo de novembro,
Posses:
01º de janeiro para executivo e legislativo.
Hoje, os Deputados Estaduais e Federais tomam posse em fevereiro, em função das muitas posses de 01º de janeiro (presidente e governadores), com as separasções das eleições, isso acaba e se permite as posses dos executivos e legislativos na mesma data.

Nenhum comentário: