terça-feira, 7 de junho de 2011

Literatura

"Gigantes do Futebol Brasileiro" Livro 'Gigantes do Futebol Brasileiro' ganha nova edição. E novos 'gigantes'.Os jornalistas e escritores João Máximo e Marcos de Castro reescreveram o livro "Gigantes do Futebol Brasileiro", acrescentando novos "gigantes".

Quarenta e seis anos depois, obra de referência da literatura esportiva é relançada destacando 21 jogadores que fizeram história do futebol brasileiro.

A nova edição de uma obra que virou referência da literatura esportiva em 1965 mostra os perfis de 21 craques brasileiros.
Com ilustrações de Ique, a obra chega aos leitores com atualizações importantes: inclusões dos perfis de Didi, bicampeão mundial com o Brasil em 1958 e 62, e de Ademir Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950. Ausências na edição original reconhecidas como erros por João Máximo.
- Didi foi uma falha universal, unânime. Mas o Ademir foi uma falha pessoal minha. Porque foi um jogador da minha geração, (do meu tempo) de adolescente. Foi um ídolo do futebol brasileiro da ocasião. E uma figura humana maravilhosa - disse o jornalista.
Outros craques que atuaram após 1965 também mereceram inclusão no seleto grupo, como Zico, Falcão, Romário e Ronaldo.

A edição 2011 apresenta perfis de Freidenreich, Fausto, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Tim, Romeu, Zizinho, Heleno de Freitas, Ademir, Danilo Alvim, Nilton Santos, Didi, Garrincha, Pelé, Gerson, Rivellino, Tostão, Falcão, Zico, Romário e Ronaldo.
Em relação ao livro de 65, a única exclusão foi a de Jair da Rosa Pinto, titular da seleção brasileira no Mundial de 50. Devido à falta de autorização da viúva do ex-jogador.
Marcos de Castro contou como surgiu a ideia de elaborar a atualização do livro.
- Nasceu em um dia que olhei para estante e vi o livro envelhecido. Achei que podia merecer uma nova edição. Então, levei para Luciana Villas-Boas, executiva da editora Record, que se entusiasmou pela ideia. Depois, levei o João Máximo e tivemos uma longa conversa. Acertamos novas figuras. O que não esperava é que ficasse tão rica, bonita e toda colorida - disse Marcos.

Nenhum comentário: