terça-feira, 7 de junho de 2011

Literatura

"O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago"
Depois do sucesso da 01ª. edição do livro "O Mito da Cachaça Havana-Anísio Santiago" (Editora Cuatiara: Belo Horizonte, 292 páginas) de autoria do salinense Roberto Carlos Morais Santiago, cuja tiragem esgotou rapidamente, já se encontra disponível a 02ª edição do livro que passou por revisão além de inseridas novas fotos e novos rótulos de cachaça de Salinas. A nova edição tem o prefácio do escritor e historiador Dário Teixeira Cotrim, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros (IHGMC) e da Academia Montes-Clarense de Letras (AMCL).

O livro aborda a trajetória histórica da mais emblemática marca de cachaça artesanal do mercado brasileiro: a "Havana-Anísio Santiago". Produzida na fazenda Havana, município de Salinas, desde a década de 1940, pelo lendário produtor Anísio Santiago (1912-2002), agora pelos sucessores, a marca teve participação histórica na transformação de Salinas na principal região produtora de cachaça de alambique do Brasil, cujo reconhecimento veio em julho de 2006, através do prefeito de Salinas, José Antônio Prates, que decretou a marca "Havana" como Patrimônio Cultural Imaterial de Salinas (Decreto Municipal nº. 3.728/2006).

O livro aborda, ainda, aspectos históricos e sócio-econômicos da cachaça brasileira, mineira e de Salinas. O município, atualmente, é o principal pólo nacional de produção de cachaça artesanal do país com mais de 50 marcas, algumas de renome nacional e internacional.
O livro pode ser obtido diretamente com o autor pelo e-mail: rcmsantiago@gmail.com.
Fonte: www.omitodacachacahavana.blogspot.com/

Nenhum comentário: