quinta-feira, 9 de junho de 2011

Copa do Brasil

C.R.Vasco da Gama
Pela primeira vez em sua história de 112 anos, o Vasco ganhou uma Copa do Brasil. O ineditismo da vitória, porém, é apenas uma parte do triunfo. Com exceção da conquista da Série B do Brasileiro de 2009, troféu que muitos vascaínos optam por esquecer, o time não era campeão desde o Campeonato Carioca de 2003.

Desde o título estadual celebrado há oito anos, a equipe da Colina foi se desmanchando. Venceu a Taça Rio em 2004, mas o sonho do bicampeonato carioca acabou com derrota na final contra o arquirrival Flamengo e, desde então, o clube sofreu drástica mudança política com a troca do presidente Eurico Miranda por Roberto Dinamite. A reestruturação terminou com a queda para a segunda divisão nacional em 2009.

Nestas tristes oito temporadas que teve o rebaixamento como fundo do poço, a única comemoração foi a chegada de Romário ao milésimo gol de sua carreira, que lhe rendeu uma estátua em São Januário.
 
Os campeões:
Os maiores campeões são Cruzeiro e Grêmio, com quatro títulos cada um, o Corinthians é o único com três conquistas. O Flamengo é o único time com dois títulos e Criciúma, Fluminense, Internacional, Palmeiras, Paulista, Sport Recife, Santo André, Juventude, Santos e Vasco, com um título.

Nenhum comentário: