domingo, 29 de maio de 2011

Redivisão territorial

É hora de dividir, e nascer o Araguaia!
por Leandro Nascimento*
Lembro-me muito bem que em 1995 (apesar da minha pouca idade, mas já interessado na política do Mato Grosso) começava a discussão dos deputados federais Wellington Fagundes e Ricarte de Freitas para a criação do Estado de Mato Grosso do Norte, acompanhados pelos deputados estaduais do dito “Nortão”.

Já no início do novo milênio a discussão ainda alinhavada começava a ter grandes sonidos, foi quando em 2001 o então deputado estadual Silval Barbosa pediu ajuda ao senador Mozarildo Cavalcanti para colocar uma emenda substitutiva no PDC 55/95 e tornar o projeto somente um, ou seja, pedindo a criação do Estado do Araguaia, unindo os dois projetos que estavam na Câmara Federal, um que pedia a plebiscito para a criação do Estado do Mato Grosso do Norte e outro que pedia a criação do Estado do Araguaia.

Com isso os projetos se uniram no PDC 850/2001 que está tramitando até hoje na Câmara Federal de autoria do Senador Mozarildo Cavalcanti. Depois de 2003 quando o governador Blairo Maggi assumiu e fez inúmeras viagens ao interior pregando a descentralização, a presença de governo e com a quietude de Silval Barbosa a discussão mornou e acabou sumindo da mídia.

Lembro ainda de uma fala muito vaiada pelos presentes em uma audiência pública em Guarantã do Norte em meados de 2002 quando o então prefeito de Sinop, Nilson Leitão, disse que não era o momento de debater o assunto, pois era mais propaganda política do que realidade, e, que a divisão iria acontecer, mas levaria um tempo muito longo até realmente ser realidade.

Gosto de lembrar também da fala de Janete Riva candidata a vice governadora a imprensa em 2002, que a divisão do Estado era necessária devido a dimensão do Estado, que fazia com que o governo não conseguia estar presente em todos os rincões de Mato Grosso, mas que não era momento de falar em divisão, mas sim em integração. Na fala dela lembro-me ainda que ela disse que o PDC 850/2001 era loucura, pois o Araguaia e o Nortão estavam de costa um para o outro devido o Parque Nacional do Xingu.

O tempo passou, e já estamos em 2011, desde que a emenda substitutiva de Mozarildo Cavalcanti foi aprovada no plenário da Câmara passou-se 10 anos e uns de seus projetos foram aprovados, isso mesmo, o projeto que cria o estado do Tapajós dividindo o Pará, com isso nós os divisionistas começamos a sonhar com a possibilidade de Mato Grosso novamente ter a discussão da Criação do Estado Araguaia.

Em conversas com amigos que estavam na luta pela divisão na época, eles disseram estar de acordo em retornamos à discussão ampla do assunto, vejo que este é o momento de reanimarmos os ânimos e assim como disse o meu amigo Deputado José Riva, a discussão trará uma alerta, pois está sem força política.

Sou coerente em afirmar que temos prós e contras, que teremos problemas com a criação de um novo Estado, mas que teremos muitos benefícios, que com certeza será para melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso povo. Convido todos e todas, vamos nos unir em prol de um comum por nossa região, o Nortão e o Araguaia que estão de costas um para o outro, mas que este é o momento de virarmos de frente e nos tornarmos apenas um, nascendo dos nossos sonhos o Estado do Araguaia. Assunto continua no próximo artigo.
*Leandro Nascimento é Jornalista em Mato Grosso
Fonte: www.onortao.com.br

Rio Araguaia
O Rio nasce na Serra do Caiapó na divisa com os Estado de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul desaguando no rio Tocantins. Na metade do seu percurso o Araguaia se divide formando a maior ilha fluvial do mundo a Ilha do Bananal. O rio permite passeios de barco, praias, pescarias e camping. Ao longo do Rio existem vários outros pontos de acesso dentre eles Aruanã, Aragarças, Bandeirantes, Barra do Garças, Cocalinho, Itacaú, Luiz Alves, São Felix do Araguaia e São Miguel do Araguaia.

Nenhum comentário: