quarta-feira, 18 de maio de 2011

Longevidade

Carangola-MG
Uma mineira foi reconhecida nesta quarta-feira, 18/05, pelo Guinness World Records, como a mulher mais velha do mundo. Maria Gomes Valentim tem 114 anos e 313 dias. Ela nasceu em Carangola, Zona da Mata Mineira, em 1896. Segundo o Guinness, a idosa, que ainda mora na cidade onde nasceu e passou toda a vida, tem 48 dias de vida a mais que a antiga detentora do recorde, a norte-americana Besse Cooper.

A equipe do Guinness confirmou a data de nascimento de Maria Gomes Valentina: 09 de julho de 1896. Com isso, Besse Cooper, que ainda está viva, passa a ser a pessoa mais velha na América da Norte.

Maria Valentim se locomove atualmente em uma cadeira de rodas e recebe o equivalente a um salário mínimo para sobreviver (R$ 545,00). A mineira também depende o sistema público para tratamentos, já que a família não consegue pagar seguro de saúde privado.

Ela se casou com João em 1913, mas seu marido morreu em 1946. Teve apenas um filho, quatro netos, sete bisnetos e cinco trinetos. Conhecida como Vó Quita, a mineira parece ter herdado a longevidade do seu próprio pai, que também viveu muito: 100 anos.

Resende-RJ
Brasileira completa 116 anos e pode ser a mais velha do mundo

Quando dona Sebastiana de Lourdes Silva nasceu não existia computador, rádio, avião, nem carros nas ruas. Não existia TV, nem o Corinthians ou o Flamengo. Dona Sebastiana de Lourdes Silva veio ao mundo há mais de um século, quando o Brasil tinha acabado de se tornar uma república, com escravos recém-libertos e sem eletricidade - e tinha menos habitantes do que a Grande São Paulo tem hoje.

Segundo o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), no dia 03 de maio de 1895 nasceu Sebastiana de Lourdes Silva e que vive há 24 anos no asilo Nicolino Gulhot, em Resende, no Sul Fluminense.

Sapeaçu-BA
Família de idosa baiana reivindica título de mulher mais velha do mundo

Em uma casa simples, perto do centro do município de Sapeaçu, a 153 km de Salvador, mora a mulher que seria a mais velha do mundo, de acordo com seus familiares.

Dona Maria Isídia da Conceição tem 123 anos, idade atestada pelos documentos que registram seu nascimento no dia 01º de julho de 1887.
Fonte: G1

Nenhum comentário: