terça-feira, 31 de maio de 2011

Juiz de Fora-MG, 161 anos

Juiz de Fora "A TERRA DO POETA MURILO MENDES"
Hino de Juiz de Fora
De: Duque  Bicalho e Lindolfo Gomes

Viva a princesa de Minas
Viva bela Juiz de Fora
Que caminha na vanguarda
Do progresso estrada afora!

Das cidades brasileiras
Sendo a mais industrial,
Na cultura e no trabalho
Não receia outra rival.

CORO
Das cidades brasileiras
Sendo a mais industrial,
Na cultura e no trabalho
Não receia outra rival.
Os seus filhos operosos
Asseguram-lhe o porvir,
Para vê-la grandiosa
Nunca têm mãos a medir...
Demos palmas, demos flores
Aos encantos da Princesa!
Ela é rica de primores
Da poesia e da beleza.
É a cidade aclamada,
Do trabalho e da instrução,
É do Cristo abençoada
Sob o sol da religião.


Prefeitura comemora 161 anos de JF com entrega do Mérito Henrique Halfeld


A maior honraria do município, o Mérito Comendador Henrique Guilherme Fernando Halfeld, será entregue nesta terça-feira, 31/05, a 25 personalidades e entidades que contribuíram para a projeção e valorização de Juiz de Fora. O evento faz parte das comemorações dos 161 anos da cidade. Os agraciados irão receber a medalha das mãos do prefeito Custódio Mattos, em solenidade marcada para as 19h, no Mirante do Morro do Imperador.

Instituído em 1973, através da Lei 4.496, o Mérito Comendador Henrique Halfeld busca homenagear, nos mais diversos campos da atividade humana, pessoas que se destacaram por comprovados e importantes serviços prestados a Juiz de Fora. A Medalha do Mérito é entregue há quase quatro décadas e simboliza o reconhecimento do município àqueles que defenderam seus interesses culturais, sociais, econômicos, políticos e humanitários. Os nomes dos agraciados são definidos por integrantes do Conselho do Mérito.

O nome da Comenda é uma homenagem a Henrique Guilherme Fernando Halfeld, nascido em 23 de fevereiro de 1797, na Alemanha. Chegou ao Brasil em 1825 e em 1836 foi nomeado "Engenheiro da Província de Minas Gerais" e designado para construir a Estrada do Paraibuna, que ligaria Vila Rica, então capital mineira, a Paraibuna, na divisa com o Rio de Janeiro. A nova estrada permitiu integrar a Província de Minas, o que propiciou o surgimento da cidade de Juiz de Fora. Henrique Halfeld faleceu em 22 de novembro de 1873.

Dentre os 25 agraciados estão os secretários de estado da saúde e da defesa social e o general comandante da 04ª Brigada de Infantaria Motorizada.
Fonte:
www.pjf.mg.gov.br

Nenhum comentário: