terça-feira, 17 de maio de 2011

Copa de 2014

Estádio Mário Filho (Maracanã)
O projeto da nova arena do Maracanã foi o primeiro das doze cidades-sedes da Copa a ser entregue para análise do TCU. O custo estimado da obra é de R$ 956.787.720,00, mas o valor pode ser alterado de acordo com as exigências da Fifa.

As obras do estádio já estão em andamento. Segundo o governo do estado, cerca de 90% da parte interna, que inclui banheiros, arquibancadas e vestiários já foram demolidas. As fundações para a construção das novas arquibancadas e rampas de acessos já começaram a ser feitas. O novo estádio prevê arquibancadas com inclinação maior e maior visibilidade para os 78.639 assentos.

O projeto também prevê a criação de quatro novos conjuntos de rampas para facilitar a evacuação do público. Ao todo, serão 75 mil assentos cobertos. A cobertura do estádio também será refeita. Haverá 231 banheiros e 60 bares. Também estão previstas a criação de 10.500 novas vagas de estacionamento, em uma área de 4 quilômetros ao redor do estádio.

Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada)
A Fifa fez novas exigências para a realização da Copa do Mundo de 2014 no Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, do Clube Atlético Paranaense, com Curitiba.

As obras não estavam previstas no primeiro orçamento, mas agora se quer a troca das cadeiras, mais investimento na iluminação e uma área reservada para a imprensa.
Fonte: G1

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Carlos Ferreira

O Maracanã merece.

Cobertura de tecido é do tempo do Coliseu em Roma, onde foi adotada.

Não se compreende é que se tenha feito uma licitação sem Engenharia Final, resultado no vultoso acréscimo de orçamento que vem de ser aprovado.

Licitação assim é típica de marmelada. Ganha-se com qualquer valor, sabendo-se que depois chega-se ao valor necessário.

Outrosiim a Engenharia Final deve caber a empresa que nada tenha que ver com a execução das obras.

Abralos, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.