quinta-feira, 14 de abril de 2011

Villa Nova-MG e América-MG

por Wagner Augusto*
O fechamento da Primeira Fase do Campeonato Mineiro reservou para o Villa Nova um dos clássicos mais tradicionais do futebol brasileiro. No domingo, às 16h, no Estádio Municipal Castor Cifuentes, o Leão do Bonfim terá pela frente o América.

Sem chances de se classificar para as Semifinais, o Villa lutará para encerrar sua participação com chave de ouro, além de precisar de um pontinho para garantir matematicamente a quinta colocação e, por consequência, a ambicionada vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D. Desde 2007 o clube de Nova Lima não participa de nenhuma competição de âmbito nacional.

As baixas do técnico Wilson Gottardo para o jogo com o América são o goleiro Vagner e o volante Ricardo Bóvio, que foram expulsos na derrota para o América-TO e cumprirão a suspensão automática. Willian e Everton, respectivamente, são os mais cotados para ocupar essas vagas.

Os ingressos, a preço de R$10,00 e R$5,00, começam a ser vendidos na sexta-feira nos postos tradicionais em Nova Lima.

Leão x Coelho
Terceiro jogo mais antigo de Minas Gerais (somente Villa Nova x Atlético, clássico iniciado em 14/7/1912, e América x Atlético, clássico iniciado em 14/6/1914, são mais anteriores), Villa Nova e América se digladiam desde o dia 22 de novembro de 1916. Nessa data, num amistoso no Alçapão do Bonfim, o Leão venceu de goleada, embora a imprensa da época não tenha divulgado o placar.

O América havia conquistado o Campeonato Mineiro, o primeiro de sua história, e mandou a Nova Lima um time composto por sete jogadores do segundo time e apenas quatro titulares.

De 1916 até 21/2/2010, data do último confronto, Villa Nova e América se enfrentaram em 265 oportunidades, o que transforma o Coelho no adversário mais vezes enfrentado pelo Leão na história (o Villa jogou 233 vezes contra o Cruzeiro e 232 contra o Cruzeiro). O América é, também, o time que o Villa mais venceu até hoje (ou desde sempre, como dizem os portugueses). A estatística geral do clássico é esta:
Jogos: 265
Vitórias do Villa: 91
Empates: 68
Vitórias do América: 105
Resultado Desconhecido: 1 (em 27/10/1918, amistoso em Nova Lima em benefício da Cruz Vermelha, que ofereceu um troféu ao vencedor)
Gols marcados pelo Villa: 383
Gols marcados pelo América: 417
FONTE: ALMANAQUE DO LEÃO DO BONFIM

Nenhum comentário: