domingo, 10 de abril de 2011

Celso Juarez Roth

Seis demissões em 15 anos: o vaivem de Celso Roth na dupla Gre-Nal

Técnico já passou três vezes por cada clube durante sua trajetória

Poucos técnicos na história do futebol perambularam tanto entre Grêmio e Inter como Celso Roth. Contestado ou não pela torcida, ele sempre encontrou nos dois maiores times do Estado uma boa opção para trabalhar nos últimos 15 anos. Ao todo, foram seis contratações e seis demissões durante esse período.

A demissão do treinador passou pela derrota diante do Jaguares, por 1 a 0. Mas do que a derrota, a ineficiência ofensiva e a queda de rendimento de alguns jogadores. Todos esses motivos foram determinantes para a decisão da diretoria.

Histórico de Roth
Depois de passar por times do interior como Brasil de Pelotas, Esportivo de Bento Gonçalves e Caxias, ganhou a primeira chance na equipe profissional do Inter no final de 1996. O primeiro semestre do ano seguinte foi bastante positivo. Um título do Gauchão e boa campanha até a semifinal do Brasileirão. A histórica goleada sobre o Grêmio por 5 a 2 também marcou essa passagem.

No começo de 1998, a primeira demissão. Tentou a sorte no futebol do Nordeste, mas a distância do Rio Grande do Sul durou muito pouco. No mesmo ano, ganhou sua primeira oportunidade no Grêmio. No Brasileirão, tirou o time da zona de rebaixamento e levou até a fase final. Em 1999, a primeira demissão do Tricolor.

Mas mesmo já contando com certa antipatia da torcida, no ano seguinte Roth já dirigia o clube da Azenha. Levou o clube até a semifinal do Brasileirão, mas não resistiu à eliminação para o São Caetano.

Roth tentou então o ingresso no eixo Rio-São Paulo. Passou pelo Santos e Palmeiras para depois retornar ao Beira-Rio, no segundo semestre de 2002. A personalidade forte e a pouca flexibilidade com a imprensa novamente causaram atritos com a torcida e Roth conviveu com a sua segunda demissão do Colorado. Saiu do clube em 2003 e passou a peregrinar por diversas grandes equipes do futebol brasileiro.

Esse foi o maior período de afastamente de Roth do futebol gaúcho. Só retornou em 2008 para dirigir o Grêmio. O desgaste ficou insustentável quando a equipe perdeu três Gre-Nais seguidos. O fato de o treinador priorizar o Gauchão em detrimento da Libertadores também irritou torcida e dirigentes. Mais uma demissão.

Jamais cotado para assumir a vaga deixada por Jorge Fossati, em 2010, Roth "furou a fila" e apareceu novamente no Beira-Rio. Acertou o time Colorado e ganhou o seu principal título: a Libertadores. Porém, neste ano, voltou a deixar de lado o campeonato local, contrariou a torcida em suas escalações e acabou mais uma vez dispensado pela direção do clube.
Fonte: http://www.clickrbs.com.br/

Nenhum comentário: