terça-feira, 5 de abril de 2011

Literatura

“Urbanismo em Minas Gerais: pelas cidades”

Na próxima quinta-feira, 07/04, o professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fábio José Martins de Lima, lança o livro “Urbanismo em Minas Gerais: pelas cidades”. O evento será às 19h, no Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm).

Segundo o professor, “o livro faz parte de uma coletânea sobre o urbanismo brasileiro, confeccionada através dos estudos de uma rede institucional, a Urbanismobr, iniciada em 1992”. Atualmente, esse grupo de pesquisa é formado por docentes e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação das universidades federais de Juiz de Fora (UFJF), de São Paulo (USP), da Bahia (UFB), do Espírito Santo (UFES), Fluminense (UFF), de Pernambuco (UFP) e do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O organizador ressalta que “a obra reúne os estudos e os conhecimentos produzidos pelo Núcleo Urbanismo em Minas Gerais da UFJF”. Com a leitura do livro, estudantes, pesquisadores e profissionais que trabalham na área terão mais uma fonte de referência sobre a história do urbanismo mineiro e sobre planejamento urbano em suas novas perspectivas.

“Urbanismo mineiro: pelas cidades” reúne, ainda, a necessidade de pensar o desenvolvimento urbano e rural dos municípios, levando em consideração a questão da sustentabilidade, da conservação do patrimônio cultural e do aproveitamento do potencial turístico, evidenciando a importância de desenvolver projetos que priorizem a responsabilidade social e a ambiental.

As cidades de Chácara, Mar de Espanha e Santana do Deserto foram escolhidas pelo núcleo de estudo da UFJF para o aprofundamento do tema. A preferência por esses municípios mineiros é justificada pela proximidade e pela semelhança no processo de ocupação e por apresentar aspectos culturais e naturais em comum.

O professor destaca que a população dessas cidades contribuiu durante os trabalhos, participando de oficinas para o processo de planejamento, e que a UFJF, com esse projeto, consegue colocar em prática o seu papel social, ajudando na evolução e no crescimento dos três municípios.
Fonte: www.ufjf.br

Nenhum comentário: