sexta-feira, 11 de março de 2011

Maria-Fumaça

A Maria-Fumaça de Ipatinga, no Vale do Aço, deve voltar a circular ainda neste mês, depois de três anos estacionada. A iniciativa partiu do mecânico José Mauro Cardoso de Oliveira, que adquiriu o veículo e firmou acordo com a prefeitura local para retomar a operação turística no Parque Ipanema. Fabricada em 1937, a locomotiva alemã movida a vapor percorrerá 2,6 quilômetros de trilhos na ida e na volta, com dois vagões e capacidade total para 68 passageiros.

Entre as mais famosas de Minas, está a Maria-Fumaça também a vapor que faz o percurso entre São João del-Rei e Tiradentes. O passeio parte da antiga Estação Rodoviária de São João, inaugurada em 1881, e percorre os 13 quilômetros que separam as duas cidades em cerca de meia hora, margeando o rio das Mortes e descortinando a serra de São José. Fabricada na Filadélfia (EUA) pela empresa Baldwin, no início do século passado, ela funciona nos finais de semana.

Entre Ouro Preto e Mariana, uma locomotiva de 1949 com interior de madeira e desenho semelhante às composições do início do século XX cobre percurso de 18 quilômetros, percorridos em menos de uma hora nos fins de semana. O cenário é repleto de paisagens típicas mineiras, com cachoeiras e montanhas.

Em Passa Quatro, no Sul de Minas, o roteiro da Maria-Fumaça fabricada em 1929 começa na histórica estação local, com parada para compras na Estação do Manacá, seguindo até a Estação Coronel Fulgêncio, na boca do túnel de mesmo nome, na divisa de Minas com São Paulo. O percurso histórico foi inaugurado por Dom Pedro II, no século XIX, e a área remanescente de Mata Atlântica.

Já o circuito Trem das Águas, entre São Lourenço e Soledade de Minas, também no Sul do estado, opera há 11 anos na antiga ferrovia projetada e construída pelos ingleses da Minas & Rio Railway há 115 anos. Lá é possível viajar pelo legendário caminho de ferro percorrido por D. Pedro II e toda sua comitiva imperial em busca do ameno clima mineiro e a salubridade das águas da região. A Maria-fumaça a vapor do circuito conduz sete vagões, com capacidade para 344 passageiros.

A primeira Maria-Fumaça a operar na Grande BH, nas trilhas da Estrada Real, foi adquirida pela Prefeitura de Rio Acima, em parceria com a iniciativa privada. A restauração foi em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. O material rodante (mourões e trilhos) foi doado pela Ferrovia Centro-Atlântica e os três vagões, com capacidade para transportar até 135 passageiros, já estão estacionados na antiga Estação de Rio Acima, erguida em 1890 e desativada em 1996, e que abrigará o Museu Ferroviário.

Antigas estações estão sendo revitalizadas para a empreitada, que despertou o interesse de municípios vizinhos. A Prefeitura de Nova Lima agiliza o processo de recuperação de sua malha ferroviária para ampliar o circuito de 2,5 quilômetros para 11 quilômetros, até o distrito de Honório Bicalho.

A locomotiva alemã fabricada em 1924 pela Oresten & Craft, que fará o percurso rio Acima-Nova Lima, era usada para transportar cana-de-açúcar na Paraíba e foi arrematada em um leilão em São Paulo, por R$ 420 mil. Já os três vagões, mais modernos, foram adquiridos em Santa Catarina.
Fonte: hojeemdia

CONSIDERAÇÕES:
Enquanto isso, aqui na Zona da Mata, apesar do esforço de alguns, os projetos "EXPRESSO PAI DA AVIAÇÃO" ligando Matias Brbosa a Barbacena (o ideal seria Três Rios/Barbacena) e o "EXPRESSO CINEASTA HUMBERTO MAURO", ligando Cataguase a Volta Grande, não saem do papel e dos discursos.

Em Mariano Procópio a estção está sendo revitalizada, mas a "LITORINA" que fez, por pouco tempo, a ligação Juiz de Fora/Santos Dumont, continua abandonada. No pátio da estação de Francisco Bernardino, em Juiz de Fora, o outrora luxuoso "TREM VERA CRUZ" deteriora ao relento e ninguém é responsabilizado.

Nos anos 80, eu cumpria o serviço militar no quartel de Mariano Procípio, e quando de guanda, fazia questão de acompanhar a passagem do Vera Cruz.

São apenas recordações.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Carlos Ferreira.

Parabéns pelo seu trabalho.

Ele já faz parte da nossa fonte de matérias e comentários para com a nossa rádio.

Por isso, estou te propondo uma parceria: uma troca de links de nossos blogs.

Será um prazer estar na sua lista de blogs, o que farei o mesmo com o seu link na minha lista.

Vamos fechar esta parceria?

Meu Blog:
Raymundo José - Sinal Verde pra você
http://www.raymundjose.blogspot.com
meu e-mail:
silvar7770@globo.com
MSN: raymundojose10@hotmail.com

Nossa Rádio
Sinal Verde FM
www.fmsinalverde.com.br

Veja lá que já sou seu seguidor, agora conto com a sua participação e efetivação nesta parceria, seguindo o meu blog.

Também: sermos parceiros nos blogs

Segue meu código HTML(Copie e cole no seu blog):


Estou aguardando contato com posicionamento ref. esta proposta

abraço

Raymundo José